Atividades

os batuques que acompanhavam os festejos religiosos do interior paulistano

O samba paulista e a narrativa de sua singularidade regional

Voltar para o início O samba paulista e a narrativa de sua singularidade regional

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Em uma série de depoimentos e entrevistas, nota-se que um grupo de sambistas de São Paulo, especialmente a partir da década de 1970, argumenta em favor de que o samba paulista é diferente do samba carioca (ou o teria sido até cerca de meados do século) em razão de sua origem diversa. Segundo essa narrativa, o samba de São Paulo seria originário dos batuques que acompanhavam os festejos religiosos acontecidos no interior do Estado. Esse foi o ponto de partida para a pesquisa que procurou investigar as bases que fundamentam essa construção memorialística em torno do samba paulista, bem como identificar os elementos (tanto históricos quanto musicais) que constituiriam a suposta particularidade regional do gênero, buscando para isso letras de sambas e depoimentos de sambistas e outros entusiastas do samba de São Paulo.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Lígia Conti Nassif

Lígia Conti Nassif

Doutora em História Social pela USP. É professora de História da Música, Teoria Musical e Canto Coral do Conservatório de Tatuí, no polo de São José do Rio Pardo.

Data

16/06/2016 a 16/06/2016

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora