Atividades

a vida, as canções e a história do compositor

O samba triste e trágico de Assis Valente

Voltar para o início O samba triste e trágico de Assis Valente

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O sambista Assis Valente foi uma espécie de inventor do samba-triste, melancólico, em que combinava talento poético com uma existência atormentada pelo vício que desenvolveu por cocaína - que lhe foi receitada para tratar da depressão que o levaria a seis tentativas de suicídio.

 

Essa abordagem aparece em clássicos como Boas Festas, Alegria, Fez Bobagem e E o mundo não se acabou, entre outros sambas e marchas consagrados por Carmen Miranda.  A palestra pretende ressaltar a sua história de vida, as composições, o episódio em que ele se jogou do Cristo Redentor e a relação com o mundo da música.

 

O autor pretende contar curiosidades, o modo como levantou as informações e localizou os entrevistados. Mas também dará ênfase no processo de produção da biografia, os desafios enfrentados pelo autor, as limitações temporais, além da retenção do livro por quatro anos por causa da legislação brasileira.  

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Gonçalo Junior

Gonçalo Junior

Jornalista, escritor e pesquisador. Autor, entre outros, da biografia "Alceu Penna e as Garotas do Brasil", premiada no Prêmio Jabuti de Literatura. Atua em diversos jornais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/07/2016 a 15/07/2016

Dias e Horários

Sexta, das 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora