Atividades

A história das mulheres em suas lutas por direitos na cidade de São Paulo entre os anos de 1917 e 1937

Os Direitos das Mulheres: Feminismo e Trabalho no Brasil (1917 - 1937)

Voltar para o início Os Direitos das Mulheres: Feminismo e Trabalho no Brasil (1917 - 1937)

Programa

A história do feminismo é também a história das lutas por direitos empunhadas pelas próprias mulheres trabalhadoras em suas relações com outros atores sociais. Essa é a contribuição fundamental deste livro, que abarca uma longa e ainda desconhecida história que se estende das greves de 1917 à instauração do Estado Novo em 1937.

Pelo bairro do Brás e pelas ruas de São Paulo, em fábricas e sindicatos, milhares de mulheres construíram sonhos de liberdade e conquistaram novos direitos, como licença maternidade e igualdade salarial.

Outro legado original deste livro está em articular os movimentos sociais empreendidos por essas mulheres com as redes internacionais do movimento feminista, conformando uma história transnacional que estranhamente permanecia oculta.

Neste primeiro livro da autora, que vem a público ao receber o prêmio "Mundos do Trabalho em Perspectiva Multidisciplinar", concedido pela Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) em 2017, o leitor poderá entrar no universo de experiências de trabalhadoras que conduziram ao reconhecimento público de que o feminismo é um campo político permeado de disputas.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Glaucia Fraccaro

Glaucia Fraccaro

Doutora em História Social do Trabalho pela Unicamp. Professora da PUC-Campinas. Foi Coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres do Governo Federal (2011-2013)
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/01/2019 a 23/01/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis