Atividades

Entre a canção e a política, um artista contra a ditadura: música, censura e exílio, um livro-reportagem

Os Outubros de Taiguara

Voltar para o início Os Outubros de Taiguara

Programa

Taiguara Chalar da Silva (1945-1994) nasceu no Uruguai e foi criado no Brasil, filho de músicos – a cantora uruguaia Olga del Mar (nome artístico) e o bandoneonista brasileiro Ubirajara Chalar da Silva. Cedo revelou o talento para a composição e o piano, destacando-se nos festivais musicais nos anos 1960. No livro “Os outubros de Taiguara – Um artista contra a Ditadura: música, censura e exílio” (Editora Karup), Jane Rocha destaca a trajetória profissional e política do músico, que estava no auge da fama no início da década de 1970, quando sofreu com a censura do regime militar. Cerceado, Taiguara se exilou duas vezes entre 1974 e 1977 na Europa e na África. Em sua estada na Tanzânia, passou por uma profunda reflexão sobre sua vida e suas raízes negras e sulistas, o que influenciou a segunda etapa de sua carreira. Nesta palestra a autora, conta detalhes da pesquisa que realizou sobre a vida de Taiguara, tanto no âmbito de sua produção artística, como do ativismo político de esquerda.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Janes Rocha

Janes Rocha

Jornalista e escritora com mestrado em Sustentabilidade pela USP. Desde 2019 atua em Jornal da Ciência e podcast O Som da Ciência, ambos veículos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ALBIN, Ricardo Cravo. “Driblando a censura – De como o cutelo vil incidiu na cultura”. Rio de Janeiro: Gryphus. 2002.


ALBUQUERQUE, Célio (Organizador). “1973 o ano que reinventou a MPB – A história por trás dos discos que transformaram a nossa cultura”. Rio de Janeiro. Sonora Editora. 2013.


ARAÚJO, Paulo César. “Eu não sou cachorro, não”. Rio de Janeiro. Record, 2002.


BAHIANA, Ana Maria; WISNICK, José Miguel; AUTRAN, Margarida. “Anos 70 – Música Popular”. Europa Emp. Gráfica e Editora. Rio de Janeiro. 1979-1980.


BERTINI, Alfredo. “Economia da Cultura: A indústria do entretenimento e o Audiovisual no Brasil”. São Paulo. Saraiva. 2008.


BORTONE, Elaine de Almeida. “Os censores e a censura da música brasileira na ditadura civil militar”. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho. 2006.


BRITO, Eleonora Zicari Costa de. “A Música Popular Brasileira nos conturbados anos de chumbo: entre o engajamento e o desbunde”. Brasília. PPGHIS/Universidade de Brasília. 2011.


KUSHNIR, Beatriz. “Cães de Guarda -  Jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1988”. São Paulo. Boitempo Editorial. 2004.


LAMARÃO, Luisa Quarti. “A crista é a parte mais superficial da onda. Mediações culturais na MPB (1968-1982)”. Niterói. Universidade Federal Fluminense. 2012.


MELLO, Zuza Homem de. “A Era dos Festivais: Uma Parábola”. São Paulo, SP. Editora 34. 2003.


PACHECO, Maria Abília de A. “O subversivo amor de Taiguara (Primeiros começos até 1976). Monografia Final de Especialização do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas – II Curso de Especialização em História Cultural: Identidades, tradições, fronteiras. Brasília. Universidade de Brasília. 2008.


PACHECO, Maria Abília de A. “Taiguara: A volta do pássaro ameríndio (1980-1996). Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas. Brasília. Universidade de Brasília. 2013.


PAULO FREIRE, Instituto e Comissão de Anistia, Ministério da Justiça. “Paulo Freire, anistiado político brasileiro”. São Paulo. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Brasília. Comissão de Anistia. Ministério da Justiça. 2012.


SILVA, Alberto Moby R. “Sinal fechado: a música popular brasileira sob censura (1937-45/1969-78)”. Rio de Janeiro. Obra Aberta, 1994.


VICENTE, Eduardo. “Chantecler: uma gravadora popular paulista”. (Trabalho apresentado no GP Rádio e Mídia Sonora do X Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação). Caxias do Sul, 2010.

Data

16/07/2015 a 16/07/2015

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora