Atividades

Uma visão ampla sobre a maneira como o povo brasileiro se relaciona com a cultura artística ofertada no país.

Panorama Setorial da Cultura Brasileira 2013-2014

Voltar para o início Panorama Setorial da Cultura Brasileira 2013-2014

Programa

O Panorama Setorial da Cultura Brasileira é um estudo amplo, nacional, em constante desenvolvimento, com a intenção de fornecer um painel sobre a cultura artística no país, a partir da observação de atores sociais que compõem a cadeia produtiva do setor cultural no Brasil. O estudo é composto por três pesquisas nacionais, organizadas de acordo com os públicos atuantes no setor cultural brasileiro. A segunda edição da pesquisa (2013-2014) dedica-se aos consumidores de cultura, com o objetivo de discutir e compreender as motivações do consumo das artes por parte dos brasileiros. Neste encontro é apresentado o conjunto de dados, análises e interpretações que compõem a segunda edição pesquisa de consumo de práticas autorais (de autoria de Gisele Jordão), assim como um dos vários ensaios (de autoria Renata Allucci) que compõem o livro.

Bibliografia

BACCEGA, Maria Aparecida. Inter-relações comunicação e consumo na trama cultural: o papel do sujeito ativo. In: ROCHA, Rose e CARRASCOZA, João (orgs). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011.

BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, P. O mercado de bens simbólicos. In: MICELI, Sergio (Org.), A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. 4ª. ed. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.

COLBERT, François et al. Marketing culture and the arts. Montreal: Morin, 1994.

COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESCSP, 2009.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias Para Entrar e Sair da Modernidade. 4a edição. São Paulo: Edusp, 2003.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Imaginários culturais da cidade: conhecimento/espetáculo/desconhecimento. In: A cultura pela cidade. Teixeira Coelho (org.). - São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2008.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. no. 23, 1994. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=3200

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. In: Horizontes antropológicos. vol.11, no. 23. Porto Alegre, Jan./Jun 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832005000100002&script=sci_arttext

LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.?

LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Trad. Emil Martínez Gutiérrez. Madrid: Ed. Capitan Swing, 2013.

PAES, Maria Teresa Duarte, OLIVEIRA, Melissa Ramos da Silva (orgs.). Geografia, turismo e patrimônio cultural. São Paulo: Annablume, 2010.

ROLNIK, Raquel. História urbana: história na cidade? In Anais: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, v.2, n.1, 1993. Disponível em http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/view/324


SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Edições Loyola, 2011, 3a edição.?

(Foto: Renato Stockler)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Gisele Jordão

Gisele Jordão

Doutora em comunicação e práticas de consumo, mestre em Gestão Internacional e bacharel em Comunicação Social pela ESPM-SP, onde é professora nos cursos de graduação em Comunicação Social e Cursos de Férias de Marketing Cultural e temas afins, desde 1999. Desde 1993, como sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura bem como o fomento de expressões artísticas.
(Foto: Kazuo)

Renata Allucci

Renata Allucci

Mestre em História pela PUC-SP, especialista em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela FGV-SP e em Comunicação pela ESPM-SP. Membro do Núcleo de Estudo Culturais: História, Memória e Perspectiva de Presente NEC - PUC/SP.  Co-autora do Panorama Setorial da Cultura Brasileira (2011-2012). (Foto: Acervo pessoal)

Data

12/09/2015 a 12/09/2015

Dias e Horários

Sábado, 14h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora