Atividades

Ações educativas em contextos ampliados, gerando novas as práticas educativas

Patrimônio Educativo: a cidade e o campo

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Programa

Neste encontro pretende-se refletir e discutir sobre as teorias e práticas da educação não formal e formal, no âmbito do patrimônio educativo, tendo como referenciais as experiências de dois lugares diferentes: a cidade e o campo. Apresentando a bibliografia e a produção teórica que vem contribuindo para pensar o patrimônio educativo em seus diferentes aspectos: cultural, artístico, arquitetônico, econômico, social, natural ou pelo conceito de patrimônio total, nesta palestra, intende-se contribuir para o diálogo sobre os limites, os avanços, os riscos e os desafios, dos diferentes modos de se construírem percursos formativos, tanto em locais institucionalizados como fora deles.

O encontro terá mediação de Juliana Pedreschi Rodrigues. Professora da EACH/USP, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/CNPQ/USP) e presidente do Nodo Brasil da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural. 


(Foto: Lívia Lima)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Lívia Morais Garcia Lima

Lívia Morais Garcia Lima

Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória Unicamp (CMU), do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb). Realiza estágio pós-doutoral no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com bolsa FAPESP. Autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros, e recentemente co-organizou a obra em dois volumes “(Im)permanências: História oral, mulheres e envelhecimento na pandemia”(Letra eVoz 2021).
(Foto: Anabela Leandro)

 

Bibliografia

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço, São Paulo: Editora Abril, 1974.

CALVINO, Ítalo. Marcovaldo ou as estações na cidade, São Paulo: ed. Companhia das Letras, 1990.

FERNANDES, R. S. Educação-arte-cidade: intervenções artísticas, políticas e poéticas. Revista de Ciências da Educação, Unisal, Americana-SP, n. 24, 2o semestre de 2011.

FERNANDES, Renata S; PARK, Margareth B; GROPPO, Luis A. Cidade: patrimônio educativo, Jundiaí: Ed. Paco, 2011.

FERNANDES, Renata Sieiro, SCARASSATTI, Marco Antonio Farias. A criança e o viver urbano campineiro: um trabalho inicial de fruir e (re)conhecer-se na cidade, Revista Resgate, Centro de Memória – Unicamp, Campinas, no. 14, 2005, p.47-66.

FERNANDES, Renata Sieiro; LIMA, Lívia Morais Garcia Lima. ) A metodologia da história oral ou da história falada na pesquisa em educação não formal ou sociocomunitaria. Campinas: Ed. Papirus, no prelo, s/data.

JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1996.

LAROSSA, Jorge. Nietzsche & a educação, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2002.

LIMA, Lívia Morais Garcia. A educação patrimonial e o turismo cultural como ações educativas não-formais no contexto de fazendas históricas paulistas. In:, FERNANDES, Renata; GROPPO, Luis Antônio; PARK, Margareth.In: Cidade e Patrimônio Educativo. Jundiaí – SP: Paco, 2011.

MAGNANI, Jose Guilherme C . A antropologia urbana e os desafios da metrópole, Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 81-95, 2002.

MAGNANI. O pedaço das crianças. Disponível em http://www.n-a-u.org/magnaniopedacodascriancas.html. Consultado em 29 de julho de 2007.

TOGNON, Marcos. Patrimônio: entre o passado e o presente. In: Park, Margareth Brandini (org). Formação de educadores: memórias, patrimônio e meio ambiente. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2003.

TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad, Buenos Aires: Editorial Losada S.A., 1996.

TRILLA BERNET, J. La educación informal. Barcelona: PPU, 1986.

TRILLA BERNET, Jaime. Ciudades educadoras: bases conceptuales, in ZAINKO, Maria Amélia S. (org).Cidades educadoras, Curitiba: ed. UFPR, p. 13-34, 1997.

TRILLA BERNET. A educación non formal e a cidade educadora: dúas perspectivas (unha analítica e outra globalizadora) do universo da educación. Revista Galega de Ensino[m1] , n. 24, p. 199-221, set.1999.

TRILLA, Jaume. La educación fuera de la escuela. Ámbitos no formales y educación social. Editorial Ariel Educación. Barcelona, 2011.

 

Data

22/08/2015 a 22/08/2015

Dias e Horários

Sábado, 14h30 às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira