Programa
Neste encontro pretende-se refletir e discutir sobre as teorias e práticas da educação não formal e formal, no âmbito do patrimônio educativo, tendo como referenciais as experiências de dois lugares diferentes: a cidade e o campo. Apresentando a bibliografia e a produção teórica que vem contribuindo para pensar o patrimônio educativo em seus diferentes aspectos: cultural, artístico, arquitetônico, econômico, social, natural ou pelo conceito de patrimônio total, nesta palestra, intende-se contribuir para o diálogo sobre os limites, os avanços, os riscos e os desafios, dos diferentes modos de se construírem percursos formativos, tanto em locais institucionalizados como fora deles.
O encontro terá mediação de Juliana Pedreschi Rodrigues. Professora da EACH/USP, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/CNPQ/USP) e presidente do Nodo Brasil da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural.
(Foto: Lívia Lima)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Bibliografia
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço, São Paulo: Editora Abril, 1974.
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FERNANDES, Renata Sieiro, SCARASSATTI, Marco Antonio Farias. A criança e o viver urbano campineiro: um trabalho inicial de fruir e (re)conhecer-se na cidade, Revista Resgate, Centro de Memória – Unicamp, Campinas, no. 14, 2005, p.47-66.
FERNANDES, Renata Sieiro; LIMA, Lívia Morais Garcia Lima. ) A metodologia da história oral ou da história falada na pesquisa em educação não formal ou sociocomunitaria. Campinas: Ed. Papirus, no prelo, s/data.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1996.
LAROSSA, Jorge. Nietzsche & a educação, Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2002.
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