Atividades

A representação do amor na obra de Paulinho da Viola

Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Voltar para o início Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Programa

A palestra ter por referência a obra "Paulinho da Viola e o Elogio do Amor", na qual Eliete Negreiros apresenta uma reflexão sobre a representação do amor na obra do compositor e sua inscrição no âmbito da tradição do pensamento e da lírica ocidentais. Por meio de canções criadas e cantadas por Paulinho da Viola, a autora revisita poetas e pensadores como Safo, Platão, Aristóteles, Montaigne, Freud, Walter Benjamin e Octavio Paz.

A partir disso propõe a análise de três modalidades do amor presentes na lírica violiniana: o amor breve, o amor melancólico e o amor feliz e, por fim, identifica no aspecto meditativo das canções uma espécie de educação sentimental na medida em que Paulinho da Viola descreve, reflete e canta os estados de apaixonamento.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Paulinho da Viola durante o 25º Premio da Musica Brasileira no Theatro Municipal. Foto: Roberto Filho CC 2.0)

Palestrantes

Eliete Eça Negreiros

Eliete Eça Negreiros

Ensaísta e cantora de música popular brasileira. Fez licenciatura, mestrado e doutorado em Filosofia na USP. Com seu disco de estreia, "Outros Sons", produzido por Arrigo Barnabé, (1982), ganhou o Prêmio APCA de cantora revelação. Depois viram "Ângulos Tudo Está Dito" (1986), "Canção Brasileira- a nossa bela alma" (1992), com o qual ganhou o Prêmio APCA de melhor cantora de música popular brasileira e "16 canções de tamanha ingenuidade" (1996).Em 2012 lançou o livro "Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos", em 2016 "Paulinho da Viola e o elogio ao amor" e em 2022 "Amor à música, de Cartola, Paulinho da Viola, Cortázar, Nara Leão, Rogerio Sganzerla...".
(Foto: Ligia Negreiros)

Data

14/12/2017 a 14/12/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis