Atividades

Desenho e desenvolvimento de processos de escuta, observação e pesquisas junto a crianças

Pesquisas com crianças - processos de escuta e observação

Voltar para o início Pesquisas com crianças - processos de escuta e observação

Programa

[Foto: André Bueno]

Tradução em Libras disponível, faça sua solicitação no ato da inscrição.

O curso será orientado para o desenho e desenvolvimento de processos de escuta, observação e pesquisas junto a crianças, a partir de temas de interesse com grupos infantis nos diversos contextos de atuação profissional dos participantes. Estas pesquisas serão aplicadas de forma individual e/ou em duplas, com base nos conceitos dos principais pensadores da Antropologia da Infância. 

Pré-requisitos:
• Estar atuando ou ter intenção de atuar com crianças.

Seleção:
• Encaminhamento de de currículo (até 3 laudas) e carta de interesse (até 2 laudas) para o e-mail pesquisascriancas@cpf.sescsp.org.br até o dia 20/03;
• Entrevista pessoal após análise dos dados;
• Entrevistas individuais:  29, 31/03 e 01/04 e
• Matrículas após seleção: 04 ao 10/04.

São objetivos do curso:
• Orientar o estudo e leitura dos conceitos básicos da área de Antropologia da infância;
• Introduzir conceitos e debater a respeito da ética nas pesquisas com crianças;
• Conhecer e aplicar metodologias de observação, escuta e variadas formas de registros, considerando temas de interesse, faixas etárias e contextos do grupo participante;
• Desenhar e elaborar propostas de escuta, observação e pesquisas com crianças, a partir das suas diversas linguagens expressivas;
• Acompanhar os diversos projetos de forma coletiva e em campo;
• Analisar e refletir sobre processos e resultados;
• Redimensionar práticas cotidianas a partir dos resultados das pesquisas e
• Elaborar artigos, videos e outros formatos/mídias sobre cada uma das experiência e/ou linhas temáticas, para publicação.

Metodologias:
• Leituras, reflexões, análise de pesquisas, vídeos, imagens, textos e outras produções de crianças;
• Orientação para desenho e elaboração de pesquisas conforme necessidades de cada instituição ou grupo;
• Orientações para observação, escuta e registros;
• Análise de resultados das pesquisas em grupo;
• Acompanhamento dos processos e
• Organização de publicação.

O curso finalizará com sistematizações das pesquisas realizadas durante este período a serem reunidas em um documento digitalizado. 

Carga horária:
• 39 horas presenciais e 3 horas de orientações virtuais e/ou idas a campo por participante (60h). 

Início do curso: 12/04
Fim do curso: 16/08

Bibliografia
COHN, C. – Antropologia da criança – Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2005.
MALTA CAMPOS, M. & Vieira Cruz, S. H. - Consulta sobre Qualidade da Educação Infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito – São Paulo: Cortez, 2006.
Educação & Sociedade ‘Sociologia da Infância: pesquisas com crianças’. – N. 91 – Vol. 26 – 2005.
FRIEDMANN, A. “Paisagens Infantis: uma incursão pelas naturezas, linguagens e culturas das crianças”- Tese de Doutorado. São Paulo, 2011.
Folha de São Paulo – Folhinha – Ser Criança hoje é – São Paulo: Folha, 2007.
KRAMER, S. & Leite, M. I. – Infância: fios e desafios da pesquisa – Campinas, SP: Papirus, 1996.
MEIRELLES, R. – Águas infantis : um encontro com brinquedos e brincadeiras da Amazônia – São Paulo: Tese de mestrado, 2007.
MULLER, V. R. – História de crianças e infâncias – registros, narrativas e vida privada, Petrópolis, RJ: 2007.
NUNES, A. – Brincando de ser criança – contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da infância – Portugal: Tese de Doutoramento, 2003.
ROSSIE, J.P. – Toys, play, culture and society – an anthropological approach with reference to North Africa and the Sahara – Stockholm, Sitrec, 2005.
SARMENTO, M.J. & Cerisara, A.B. – Crianças e miúdos – perspectivas sociopedagógicas da infância e educação.

Palestrantes

Adriana Friedmann

Adriana Friedmann

Apaixonada por crianças e pela educação desde a infância, graduou-se em Pedagogia nos anos 80. Sua jornada a levou a mergulhar em estudos sobre o brincar livre das crianças, tema de seu mestrado, e posteriormente a explorar a Antropologia da Infância em seu doutorado. Co-fundadora da Aliança pela Infância, dedica-se há mais de 45 anos a desenvolver propostas de formação e trocas para educadores e interessados nas infâncias, compartilhando suas aprendizagens por meio de livros, artigos e ensaios.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

12/04/2016 a 16/08/2016

Dias e Horários

12/4, 19/4, 26/4, 3/5, 10/5, 24/5, 7/6, 21/6*, 28/6*, 9/8, 16/8. Das 15 às 18h. Nas datas 21/6*, 28/6* o encontro acontecerá também das 19 às 22h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 36,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 60,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 120,00 - inteira