Atividades

Ciclo dedicado à leitura e análise de pesquisas no processo de desenvolvimento de políticas culturais.

Pesquisas e políticas públicas no campo da cultura

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Programa


Quatro encontros de leitura orientada, discussão de textos teóricos e relatórios de pesquisa na área cultural, dentro do eixo “Contextos”, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo.

Entendemos que estudos e pesquisas são instrumentos fundamentais para a atuação de gestores e profissionais do setor cultural, e que esses deveriam orientar e balizar, com maior frequência, a tomada de decisões e o desenvolvimento de projetos e ações no campo da cultura.  Informações consistentes e dados objetivos permitem, por exemplo, conhecer os contextos e os públicos, identificar lacunas, carências e oportunidades, servindo para embasar políticas e ações mais assertivas e pertinentes.

Em países como a França e o Reino Unido, departamentos de pesquisa e estatística do governo produzem regularmente estudos e dados de natureza quantitativa e qualitativa que auxiliam a formulação de políticas, na esfera pública, e contribuem para o desenvolvimento de ações e projetos, na esfera pública e privada. 

No Brasil, apenas recentemente observamos o surgimento de estudos e pesquisas na área cultural, dispersos e por vezes redundantes, metodologicamente diversos, mas que sinalizam um movimento positivo do setor cultural na direção de seu amadurecimento e profissionalização.

Propomos a seguir uma série de encontros a fim de discutir as pesquisas na área cultural e sua aplicabilidade e pertinência para o setor.

Público-alvo: artistas, gestores e empreendedores culturais, produtores, profissionais que atuam ou desejam atuar no campo cultural.

1° Encontro: Pesquisas sobre práticas culturais: contribuição ao estudo e desenvolvimento de políticas públicas na área da cultura.

Leitura e discussão do texto: “Conhecer para atuar. A importância de estudos e pesquisas na formulação de políticas públicas para a cultura.” Ana Letícia Fialho e Ilana Goldstein, Revista Observatório Itaú Cultural, v. 1, p. 25-32. São Paulo: Itaú Cultural, 2012. Disponível em: http://issuu.com/itaucultural/docs/observatorio_13_arte_politicas_publicas


Com Ana Letícia Fialho.


2° Encontro: Pesquisas comparativas sobre práticas e hábitos culturais no Brasil e América Latina.

Leitura e discussão das Pesquisas:

Hábitos Culturais dos Paulistas, disponível em: http://www.jleiva.com.br/pesquisa_sp/ e Pesquisa Latino-Americana de Hábitos

Práticas Culturais 2013, disponível em:
http://ep00.epimg.net/descargables/2014/09/17/5930e8faeef75f360abe6b0cbfdb4340.pdf

Com Ana Letícia Fialho.

3° Encontro: Desafios contemporâneos para museus: entre as grandes exposições e o processo de crescimento de público dos museus da cidade de São Paulo.

A partir da leitura de O amor pela arte, de Pierre Bourdieu e Alain Darbel, discutiremos a democratização do acesso e as transformações dos públicos, tendo como exemplo as exposições que bateram recorde de visitação em São Paulo em 2014.

Com Ana Letícia Fialho e a participação de:

Valéria Piccoli, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. É curadora chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo, tendo colaborado em diversos projetos de exposições no Brasil e no exterior.

André Sturm, diretor executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e presidente do programa Cinema do Brasil. Fundou a Pandora e Filmes e foi coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural.

Paula Signorelli mestranda em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da USP e diretora de Assuntos Institucionais do Instituto Tomie Ohtake.

4° Encontro: O sistema da arte contemporânea: pesquisas sobre o mercado de arte no Brasil e França.

Leitura orientada e discussão de pesquisas aplicadas no campo da arte contemporânea no Brasil e na França.

Leitura orientada e discussão da Pesquisa Setorial Latitude. O mercado de arte contemporânea no Brasil. São Paulo: Latitude, 2014. Disponível em: http://media.latitudebrasil.org/uploads/arquivos/arquivo/relatorio_port_.pdf

Apresentação e discussão de duas pesquisas coordenadas por Alain Quemin para o Ministério da Cultura na França: Le rôle des pays prescripteurs et le marché de l’art contemporain. (Nîmes: Editions Jacqueline Chambon/Artprice, 2001) e Les Stars de l’art contemporain. Notoriété et consécration artistiques dans les arts visuels. (Paris: CNRS Editions, 2013.)

Com Ana Letícia Fialho e a participação de:

Ilana Goldstein, doutora em Antropologia pela UNICAMP, com especialização em Direção de Projetos Culturais pela Univ. Paris III. Foi coordenadora do MBA em Bens Culturais da FGV. É professora de Antropologia da Arte da UNIFESP.




As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


(Foto: 
Kandinsky 1926 - Several Circles)

 

Palestrantes

Ana Letícia Fialho

Ana Letícia Fialho

Doutora em ciências da arte e da linguagem pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, consultora em gestão e inteligência comercial do Programa Cinema do Brasil e pesquisadora associada ao IEB-USP. É coautora do livro “O valor da obra de arte”. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

FIALHO, Ana Letícia. Expansão do mercado de arte no Brasil: oportunidades e desafios. In: GRAÇA-COUTO, Ronaldo (org.). O valor da obra de arte. São Paulo : Metalivros, 2014, pp. 34-85.

 

______. Feiras e Bienais. Convergências e distinções. São Paulo: Revista Select, nº 20, Ano 04, outubro/novembro 2014.

 

______. Pesquisa Setorial Latitude. O mercado de arte contemporânea no Brasil. São Paulo: Latitude, 2014. Disponível em: http://media.latitudebrasil.org/uploads/arquivos/arquivo/relatorio_port_.pdf 

 

 ______. As pesquisas e suas lacunas. Os limites dos relatórios sobre o mercado de arte brasileiro. São Paulo: Revista Select, nº 14, Ano 03, setembro 2013b. 

 

 ______. Arte, um negócio sustentável. Revista Select, ano 2, ed. 07, agosto-setembro, 2012a.

 

______. O Brasil está no mapa? Reflexões sobre a inserção e a visibilidade do Brasil no mapa internacional das artes. In BUENO, Maria Lucia (org.). Sociologia das artes visuais no Brasil. São Paulo: Senac, 2012b, pp. 141-160.

 

______.  O mercado de arte e as instituições: uma aliança possível? Fórum Permanente, 2011a. Disponível em <http://www.forumpermanente.org/.event_pres/exposicoes/sp-arte-2011/relatos/o-mercado-de-arte-e-as-instituicoes>.

 

______. O peso do mercado secundário no processo de formação de valores artísticos no sistema das artes – o exemplo da Sotheby’s. Fórum Permanente, 2010. Disponível em http://www.forumpermanente.org/.event_pres/exposicoes/sp-arte-2010/relatos/sothebys

 

______. L’insertion internationale de l’art brésilien. Une analyse de la présence et de la visibilité de l’art brésilien dans les instutitions et dans le marche. Paris: École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), tese de doutorado, 2006a.

 

______. Brazil in the MoMA Collection: an analysis of the insertion of Brazilian art in an international art institution. Springerin, v. 3, p. 25, 2006b.

 

______. Mercado de artes: global e desigual. Revista Trópico, mar./2005a. Disponível em <http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2551,1.shl>

 

______. As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 20, p. 689-713, 2005b.

 

FIALHO, Ana Letícia; GOLDSTEIN, Ilana. “ ‘Economias’ das exposições de arte contemporânea no Brasil: notas de uma pesquisa. In CALABRE, Lia (org.). Políticas culturais: pesquisa e formação. São Paulo: Itaú Cultural/Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012.

 

______. Conhecer para atuar. A importância de estudos e pesquisas na formulação de políticas públicas para a cultura. Revista Observatório Itaú Cultural, v. 1, p. 25-32. São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

 

FIALHO, Ana Letícia; KUNSCH, Graziela. Relatos críticos: seminários da 27ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fórum Permanente; Hedra, 2010.  

 

Data

09/06/2015 a 21/07/2015

Dias e Horários

Terças, 18h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira