Platão e a Educação
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Apresentação e discussão sobre as concepções de educação que se confrontaram na Grécia clássica (séculos V e IV a. C.), tendo Platão como fio condutor. Nesse período coexistiram três diferentes visões de educação, cada uma delas acreditando ser portadora da proposta ideal de formação: a da poesia, a da sofística e a da filosofia socrático-platônica. Porque Platão como fio condutor? Porque seus diálogos são a principal fonte para conhecer os termos em que se deu esse confronto e porque suas interpretações tornaram-se matriz de nossa tradição cultural. Do debate educativo que teve lugar na Grécia clássica, o que permaneceu e foi incorporado à tradição intelectual do Ocidente foi, sobretudo, a leitura platônica. Platão tornou-se uma referência obrigatória na compreensão dos padrões racionais que norteiam as produções e avaliações da cultura e da educação no nosso mundo. Sua concepção de conhecimento verdadeiro, tornada hegemônica, contribuiu para reforçar a valorização das realizações da razão, com o consequente menosprezo do irracional, do imaginário, do emocional.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Pixabay)
Palestrantes
Lidia Maria Rodrigo
Livre docente em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação-UNICAMP. Publicou "Maquiavel: educação e cidadania" (2002, E. Vozes), "Platão e o debate educativo na Grécia clássica" (2014, Ed. Autores Associados), entre outros. É professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da FE – UNICAMP. (Foto: Imagens e Magia Arte Fotográfica)
Bibliografia
Data
06/06/2015 a 27/06/2015
Dias e Horários
Sábados, 10h às 14h.