Atividades

a filmografia do cineasta a partir do diálogo com conceitos elaborados por Haroldo de Campos

Poética de Júlio Bressane: cinema(s) da transcriação

Voltar para o início Poética de Júlio Bressane: cinema(s) da transcriação

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

O autor apresenta o livro "Poética de Júlio Bressane: Cinema(s) da Transcriação", que derivou de sua pesquisa de doutorado, com o olhar voltado para o trânsito do cinema por outras artes na filmografia do cineasta carioca, especificamente, no que diz respeito à presença da pintura, da literatura e da música.
A palestra pretende tratar da dimensão de Júlio Bressane em nossa cultura e oferecer ao público uma abordagem, a partir da noção de transcriação elaborada por Haroldo de Campos, o que nos permite atravessar a filmografia do diretor, segundo uma percepção da imagem em diálogo com diferentes linguagens.
Deseja-se expor algumas das principais ideias do livro na perspectiva de que a transcriação se dá também como tradução cultural. Procura-se discutir com profissionais, artistas, estudantes e um público mais amplo, uma obra que exprime a dificuldade de ser cineasta hoje.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


foto: Lloyd Dinks via Unsplash CC3.0

Palestrantes

Adriano Carvalho Araújo e Sousa

Adriano Carvalho Araújo e Sousa

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Mackenzie. Autor de Poética de Júlio Bressane: Cinema(s) da Transcriação.

Data

17/05/2016 a 17/05/2016

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora