Atividades

A avaliação dos processos de expansão das políticas públicas de inclusão

Políticas de Educação Especial e Inclusão Escolar

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Programa

A política educacional brasileira atual preconiza a inclusão escolar como diretriz para o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Esse compromisso requer que os sistemas de ensino invistam na promulgação de diretrizes legais, garantam a expansão das matrículas desses estudantes nas classes comuns, promovam formação continuada de professores e demais profissionais da educação, criem programas de atendimento e avaliem seus efeitos na aprendizagem desse público-alvo. Corrobora a realização dessas tarefas, a concretização de pesquisas que contribuam com a avaliação desses processos. Nesta apresentação são discutidos os resultados de pesquisas sobre análises de política pública de educação especial, em redes municipais de ensino.

(Foto:  Paris Musee National Art Moderne - Wassily Kandinsky - Sky Blue)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Rosângela Gavioli Prieto

Rosângela Gavioli Prieto

Mestre em Educação Especial pela UFCAR e doutora em Educação pela USP, onde é professora. É coordenadora do Grupo de trabalho Educação Especial da Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação.

 

Bibliografia

ARRETCHE, Marta. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: Maria Cecília Roxo Moreira; Maria do Carmo Brant de Carvalho (Org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUCSP, 2001, v. 1, p. 7-224.

 

ARROYO, Miguel.  Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out.-dez. 2010.

 

BENDINELLI, Rosanna Claudia. Redes de apoio e a política de inclusão escolar no município de São Paulo. 2012. 224f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Inclusão. 

Revista da educação especial, v. 4, nº 1, jan./jun. 2008. Brasília, Seesp, 2008.

 

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença.  Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

DUARTE, Clarice Seixas. A educação como um direito fundamental de natureza social. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 691-713, out. 2007.

 

FREITAS, Ana Paula Ribeiro. A educação escolar de jovens e adultos com deficiência: do direito conquistado à luta por sua efetivação. 2010. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

 

GONZALEZ, Roseli Kubo. Educação especial e processos de encaminhamento para salas de recursos: relações de gênero e cor/raça. 2013. 258 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.  

 

MARTINS, Mary Grace. Direito à educação e acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação por alunos com deficiência. 2010. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2010.

 

PRIETO, Rosângela Gavioli. Política educacional no município de São Paulo: estudo sobre o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, no período de 1986 a 1996. 2000. 272f.  Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

 

PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorin. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 6 ed. São Paulo: Summus, 2006. p. 31-73.

 

PRIETO, Rosângela Gavioli et al. Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial. Pesquisa em andamento. São Paulo, 2012. Processo Fapesp nº. 11/50497-3. Vigência: out. 2011 a set. 2013. Relatório parcial de pesquisa. Feusp, 2012.

 

RAIMUNDO, Elaine Alves. Avaliação externa e educação especial na rede municipal de ensino de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdades de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. 

 

SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian de; PRIETO, Rosângela Gavioli. Política de atendimento aos portadores de necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino de São Paulo, implementada a partir de 1993: análise das ações direcionadas ao portador de deficiência mental. Relatório final de Pesquisa 1997/2000. Feusp, 2000. 116 p.

 

SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian de; PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento educacional aos portadores de deficiência mental na rede municipal de São Paulo: caracterização e análise das SAPNEs. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília/SP: Editora Unesp, 2001. v. 7.

 

Data

07/04/2015 a 07/04/2015

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

 
R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

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