Atividades

Avanços na captação da população indígena nos censos demográficos do Brasil.

Populações Indígenas no Brasil

Voltar para o início Populações Indígenas no Brasil

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
O Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, aprimorou a pesquisa da população indígena, introduzindo o pertencimento étnico, como também, a língua falada no domicílio e a localização geográfica, que são critérios de identificação de população indígena nos censos de diversos países.

Os resultados potencialmente geraram um conhecimento da grande diversidade indígena existente no Brasil e, um melhor entendimento quanto à composição desse segmento populacional.

Em 1991, a categoria "indígena" foi incluída como uma das opções no quesito cor/raça dos censos nacionais brasileiros.

Os levantamentos de 1991 e 2000 não identificavam cada povo indígena, pois apenas aceitava como critério o índio genérico, deixando de identificar as mais de duas centenas de povos que habitavam o território brasileiro. Portanto, em 2010, o IBGE propiciou a investigação, pela primeira vez na história dos censos no País, das etnias indígenas existentes no território nacional.

O objetivo dessa palestra é trazer informações e os avanços na captação de dados da população indígena nos censos brasileiros, que permitem traçar políticas públicas mais eficientes e efetivas.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Renato Soares)

Palestrantes

Nilza de Oliveira Martins Pereira

Nilza de Oliveira Martins Pereira

Estatística, doutora em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, pesquisadora do IBGE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/12/2016 a 15/12/2016

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora