Atividades

A dignidade da experiência escolar vista a partir das memórias de um professor

Por uma pedagogia da dignidade

Voltar para o início Por uma pedagogia da dignidade

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
O educador José Sérgio Carvalho em seu recém-lançado livro "Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência" (Editora Summus, 2016) estabelece um diálogo crítico com a desqualificação generalizada de que a escola contemporânea tem sido objeto.

Sem se preocupar em polemizar com as teses que a embasam, seus textos procuram ressaltar um aspecto que nelas parece estar ausente: o fato de que a escola é um lugar de experiências. Nela adentramos cada vez mais cedo e permanecemos cada vez mais tempo.

Nela encontramos mestres e charlatões; fazemos amigos e inimigos; descobrimos objetos belos que nos comovem e travamos contato com aspectos trágicos de nossa condição e existência. Além de ser um aparato estatal e burocrático, a escola é também um local de encontro entre gerações, de intercâmbios entre pessoas e de diálogos com a cultura.

E, seja qual for a visão que dela venhamos a ter como sistema ou instituição, o fato é que passamos pela escola e com ela nos relacionamos na qualidade de pai, aluno, professor ou cidadão. É a singularidade dessa dimensão existencial que se esvai quando a pensamos exclusivamente a partir de suas supostas funções ou a concebemos como mero reflexo de uma ordem econômica e produtiva.

Através de narrativas de seu passado e de suas leituras presentes na obra, o autor compartilha com o público suas experiências como aluno, pai e professor.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Alberto Mateus)

Palestrantes

José Sérgio Carvalho

José Sérgio Carvalho

Professor Titular em Filosofia da Educação pela FE/ USP, onde leciona nos programas de graduação e pós-graduação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/10/2016 a 05/10/2016

Dias e Horários

Quarta, das 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora