Atividades

Livro discute o potencial musical nos processos de ensino e aprendizagem das escolas indígenas

Práticas pedagógicas musicais e decoloniais em escolas Timbira

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


Este livro analisa o papel da música em algumas experiências de reformulação de matrizes curriculares em escolas indígenas do Brasil central, especialmente em populações Timbira, como os Krahô, Apinajé, Gavião e Krikati.

Estas matrizes curriculares têm como eixo a elaboração de novas práticas pedagógicas, as quais tomam como base a musicalidade de cada população. Estas transformações acontecem em diálogo com o Núcleo Takinahaky da Universidade Federal de Goiás.

Deste modo, busca-se refletir, em primeiro lugar, acerca do potencial musical nos processos de ensino e aprendizagem das escolas em tela, evidenciando-se concepções interessantes sobre música, cultura e pedagogia. Em seguida, busca-se questionar o modelo de matriz curricular típico da educação escolar brasileira contemporânea, que diminui o valor da educação musical para a formação das pessoas e tem como base valores eurocêntricos.

Propõe-se, por fim, políticas públicas de educação escolar indígena voltadas aos regimes de conhecimento ameríndios, nos quais a musicalidade tem papel preponderante. Desta forma, aventa-se a possibilidade de se contribuir para a descolonização das escolas indígenas brasileiras.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Odair Giraldin)

Palestrantes

Alexandre Herbetta

Alexandre Herbetta

Professor da UFG. Atua no Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, onde é membro do Comitê Krahô e Apinajé e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ovídio Kunry Krahô

Ovídio Kunry Krahô

Membro do Comitê Krahô do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena. Professor de Escola Indígena na aldeia Manoel Alves Pequeno/TI Kraholândia.
(Foto: Lucia Rosangela)

Data

31/10/2016 a 31/10/2016

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora