Atividades

Principais componentes e ferramentas para trabalhar com produção cultural

Produção Cultural

Voltar para o início Produção Cultural

Programa

A produção cultural brasileira vive um momento interessante. Por um lado se observa o desgaste dos mecanismos tradicionais de financiamento, por outro, experimenta o grande boom da indústria do entretenimento, o fenômeno das redes e mídias digitais, além do surgimento de uma nova classe produtora e consumidora de cultura.

Este curso traça um breve panorama da área de cultura e entretenimento, apresentando dados e indicadores do cenário cultural brasileiro, além de situar os participantes nas principais atividades inerentes à produção de shows e eventos culturais: planejamento, logística, aspectos legais, gestão financeira e pós-produção.

Em paralelo, apresenta as possíveis áreas de atuação no setor de produção, abordando os principais componentes e ferramentas para trabalhar na área de shows e eventos artísticos e de produção cultural. É destinado a todos interessados na área, que buscam aprimoramento no setor.


(Foto: Isaira de Oliveira)

Inscrições a partir do dia 23/02, às 14h.

Palestrantes

Isaira Maria Garcia de Oliveira

Isaira Maria Garcia de Oliveira

Tem pós-doutorado em Comunicação; doutorado em Artes, mestrado em Hospitalidade, especialista em Docência, Graduação e Licenciatura em Comunicação Social. Escreveu "Produção executiva -  Logística de Shows e Eventos Artísticos" (Escrituras, 2016), entre outros.
(Foto: Rogério Stella)

Bibliografia

ALLEN, Johnny.(et al.). Tradução Marise Philbois Toledo. Organização e Gestão de Eventos. RJ: Editora Elsevier, 2003.

BUENO, Ironildes e LUSTOSA, Rogério. República do Entretenimento. Goiás: Editora Alternativa, 2003.

DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural e Meios de Comunicação - VOL. 30. Editora WMF Martins Fontes, 2014. Coleção - O Prazer do Pensar.

DRUMMOND, Alessandra. Direito e Cultura. Aspectos Jurídicos da gestão e Produção Cultural. Editora Del Rey, 2011.

LUSTOSA, Rogério e BUENO, Ironildes. República do Entretenimento. Editora Alternativa. São Paulo, 2004.

MALAGODI, Maria Eugênia e SÁ, Fábio. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. 5ª ed. . São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

MOTTA, Rodrigo Patto Sa; CZAIKA, Rodrigo; NAPOLITANO, Marcos. Comunistas Brasileiros: Cultura Política e Produção Cultural. UFMG, 20.

NATALE, Edson; OLIVIERI, Cristiane. Guia brasileiro de produção cultural 2004. SP: Editora Zé do Livro, 2003.

OLIVEIRA, Isaira Maria Garcia de. Hospitalidade em shows de música. Um  estudo sobre as relações entre profissionais dos bastidores, artista e espectador nas casas de espetáculos.  SP: Editora Laços, 2012. 

OLIVEIRA, Isaira Maria Garcia de. Eventos artísticos: Do papel aos palcos.  In Planejamento, organização e sustentabilidade em eventos  - culturais, sociais e esportivos. Org. Marlene Matias. Barueri. SP: Manole, 2011.

RUBIM, Linda. Organização e Produção da Cultura. Repositório Institucional da UFBA, 2011.



http://www.producaocultural.org.br/

http://www.panoramadacultura.com.br/pSCB2011_12.pdf

" O produtor cultural do século 21" da jornalista Priscila Fernandes - Blog do Instituto Votorantim.

Data

12/03/2015 a 09/04/2015

Dias e Horários

Quintas, 14h30 às 18h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
 

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira