Atividades

Memórias, cotidiano e representações

Programa Curumim 25 anos

Voltar para o início Programa Curumim 25 anos

Programa

O livro lançado pelas Edições Sesc comemorativo aos 25 do projeto Curumim: Memórias, cotidiano e representações, será apresentado por suas organizadoras, as professoras Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes. A publicação traça um panorama das memórias e das práticas de trabalho deste programa lançado pelo Sesc São Paulo em 1987.


A palestra apresenta os conceitos de representação e memória, que embasaram a construção da pesquisa que deu origem ao livro, sobre o Curumim, entendido como um tipo de práxis educativa institucionalizada do tipo não formal, acontecendo nos espaços da cidade, ao longo de 25 anos. A partir dos depoimentos orais e dos registros escritos e imagéticos produzidos é possível perceber processos de construção de identidade, unidade e reconhecimento, individual e de grupo, assim como, traçar alguns indicadores da pedagogia do Curumim, como a importância do brincar e da brincadeira, da roda de conversa, das relações afetivas, das linguagens artísticas e dos registros do cotidiano como forma de contar a história de si e dos grupos.

:: Saiba mais sobre este livro em nossa livraria.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Lucy Franco

Lucy Franco

Psicóloga e assistente da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc em São Paulo.

Renata Sieiro Fernandes

Renata Sieiro Fernandes

Possui doutorado em Educação pela UNICAMP. É docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário Salesiano São Paulo. Membro do grupo Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária - CAIPE/UNISAL e do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP. 
(Foto: Cassio Dias)

 

Margareth Brandini Park

Margareth Brandini Park

Pedagoga e doutora em Educação, pela Unicamp. Áreas de atuação: formação de educadores, memória, projetos educacionais, educação não formal. Obras destacadas: "Educação não formal- cenários da criação"(editora Unicamp); "Educação não formal-contextos, percursos e sujeitos"; "Palavras-chave em educação não forma", ambos pela Editora Setembro. (Foto: acervo pessoal).

Ana Garbin

Ana Garbin

Psicóloga com Pós-Graduação em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP. Assistente Técnica na Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc SP.

Data

15/10/2015 a 15/10/2015

Dias e Horários

Quinta, 18h30 às 21h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora