Atividades

Situação dos refugiados no Brasil

Programa Diversidade Cultural: Refugiados

Voltar para o início Programa Diversidade Cultural:  Refugiados

Programa

Os conflitos armados e governos totalitários fizeram do século XX a era das imigrações em massa, dos refugiados e das pessoas deslocadas. Esses movimentos migratórios, ainda presentes neste século, vêm abalando fronteiras estabelecidas, cada vez mais controladas por rígidas leis e infindáveis muros levantados da noite para o dia.

 

Atualmente, o Brasil apresenta-se como alternativa para muitas pessoas na busca por refugio, provenientes majoritariamente da América do Sul e da África. Há cerca de 4600 refugiados hoje no Brasil – metade deles em São Paulo – vindos de 81 países diferentes. Desde 1995, o Sesc em São Paulo oferece serviços e atividades culturais aos refugiados, com o objetivo de contribuir para sua inserção na cultura brasileira.

 

O curso “À moda da casa: Programa Diversidade Cultural: refugiados” propõe uma reflexão acerca da situação dos refugiados no Brasil e apresenta a atuação do Sesc junto a esse grupo, destacando os temas: deslocamentos humanos no mundo e seus reflexos nas relações internacionais; os direitos humanos dos refugiados e a posição do Brasil como destino de fluxos de deslocamentos por perseguição; os conceitos que norteiam o trabalho social com refugiados no Sesc SP. Haverá também uma conversa com refugiados dos seguintes países: Colômbia, Iraque.   



(Foto: Renan Abreu)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Denise Orlandi Collus

Denise Orlandi Collus

Assistente Social, Mestra em Gerontologia Social, atua na Gerência de Estudos e Programas Sociais, no Programa Sociocultural com refugiados no Sesc São Paulo desde 1999.

Data

20/08/2015 a 27/08/2015

Dias e Horários

Quintas, 14h30 às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis