Atividades

Bate-papo com o autor sobre o livro que reconstrói o surgimento do ProUni diante das demandas de acesso e de permanência dos trabalhadores-estudantes que constituem a maioria dos bolsistas

ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo

Voltar para o início ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo

Programa

O livro reconstrói o surgimento do ProUni diante das demandas legítimas de acesso e de permanência dos trabalhadores-estudantes que constituem a maioria dos bolsistas. Boa parte do cotidiano acadêmico dos bolsistas do ProUni é vivenciada em instituições comandadas por grandes grupos educacionais que se envolveram com provedores educacionais internacionais como, Laureate, Kroton, Whitney, Defrey e que são controladas por empresas do setor financeiro. Nesta nova etapa do ensino privado lucrativo ocorreu uma profissionalização da gestão destas instituições que incorporou indivíduos que atuam no mercado financeiro e/ou na gestão de empresas comerciais e que jamais foram professores e mantêm tênues laços com o universo acadêmico. Esses grandes grupos educacionais praticam uma gestão centralizada, desvinculada do corpo docente, adotam a prática da padronização de conteúdos de cursos oferecidos para o público, fecham cursos que são considerados deficitários, reúnem turmas de alunos originalmente situados em sedes e turnos diferentes. Os docentes, que a qualquer momento podem ser despedidos, possuem uma estreita margem de autonomia acadêmica. Certamente, essas  situações e inúmeras outras que poderiam ser apontadas colocam sob constante suspeita a qualidade da formação oferecida.
 
O livro assinala que apesar de o ProUni contemplar determinadas instituições de qualidade acadêmica insatisfatória, o programa apresentou uma alternativa para a absorção de um novo perfil social de estudante de ensino superior que não lograriam romper a barreira do vestibular das universidades públicas e, tampouco, mesmo trabalhando, não conseguiriam pagar pelo curso escolhido. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto principal:

Palestrantes

Wilson Mesquita de Almeida

Wilson Mesquita de Almeida

Doutor e mestre em Sociologia pela USP. Atualmente desenvolve estágio pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, investigando os programas de inclusão social desenvolvidos no âmbito das três universidades públicas estaduais paulistas.

Data

10/12/2014 a 10/12/2014

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora