Atividades

Ócio como uma experiência integral que favorece o desenvolvimento humano nas suas vertentes pessoal, social, cultural, econômica e meio-ambiental

Qualidade de Vida Centrada nas Experiências de Ócio

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Programa

Considera-se o ócio como experiência socialmente necessária que inclui grande diversidade de vivências, e das quais decorrem uma multiplicidade de resultados, tanto para a sociedade como para a própria pessoa. Faz-se necessário reconhecer a importância da participação e equiparação de oportunidades de ócio nos âmbitos individuais e coletivos, para que se garanta o desenvolvimento e consolidação de um bom nível de qualidade de vida.

Na contemporaneidade, o ócio é reconhecido como experiência cidadã, por meio do qual, podem-se identificar e interpretar demandas, necessidades e motivações pessoais e valores solidários. A reflexão sobre o ócio, especialmente de natureza autotélica, adquire status de desenvolvimento humano, pela qual reina a liberdade de escolhas, de expressão e de realização de tarefas não utilitaristas. Dentro de uma complexa realidade, o ócio aporta amplas e convergentes visões: a vertente pessoal e experiencial, e o plano social e seus entornos.

Além disso, consideram-se os diversos agentes (esfera pública, espaço privado e terceiro setor), implicados na vivencia e gestão de diferentes âmbitos de ócio (cultura, turismo, esporte e recreação), as implicações das práticas para os distintos coletivos (infância, jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, entre outros), assim como a avaliação dos possíveis impactos das experiências de ócio sobre o entorno. São temas relevantes relacionados com o desenvolvimento humano, e com a descrição de experiências de ócio que favorecem o encontro de possibilidades de vida com qualidade, os quais constituem o foco deste debate.

Com Idurre Lazcano Quintana e Aurora Madariaga Ortuzar.
Mediação: Rosely Cubo Pinto de Almeida.

*O debate terá tradução simultânea Espanhol-Português-Espanhol.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Ana Cotta - CC 2.0)

Palestrantes

Aurora Madariaga Ortuzar

Aurora Madariaga Ortuzar

Professora e pesquisadora do Instituto de Estudos de Ócio da Universidad de Deusto (Espanha). Diretora da Cátedra Ócio de Pessoas com Necessidades Especiais.  Mestrado em Educação Especial. Pós-Graduada em Pedagogia Terapêutica. Licenciada em Psicologia Clínica.
(Foto: Pétala Soares)

Idurre Lazcano Quintana

Idurre Lazcano Quintana

Professora e pesquisadora do Instituto de Estudos de Ócio da Universidad de Deusto (Espanha). Membro da equipe oficial de pesquisa do Governo Basco sobre Ócio e Desenvolvimento Humano.
(Foto: Pétala Soares)

Rosely Cubo Pinto de Almeida

Rosely Cubo Pinto de Almeida

Doutora em Ócio e Desenvolvimento Humano Universidad de Deusto (Espanha). Internacionalização “Menção Europeia”, doutorado em Estudos Culturais Universidade de Aveiro (Portugal).
(Foto: Carla Magueta)

Bibliografia

Cátedra Ocio y Discapacidad.  Manifiesto por un Ocio Inclusivo. Bilbao: Instituto de Estudios de Ocio. (2014)

Csiksentmihalyi, M. Fluir: Una psicología de la felicidad. Barcelona: Kairós. (1997).

Cuenca, M. Ocio humanista, Documentos de Estudios de Ocio, núm. 16. Bilbao: Universidad de Deusto. (2000).

Doistua, J.; Lazcano, I. y Madariaga, A. Estrategia de inclusión en ocio para la juventud con discapacidad, en A. Madariaga y J. Cuenca. (eds.). Los valores del ocio: cambio, choque e innovación (pp. 279-292). (2011).

Documentos de Estudios de Ocio, 43, Bilbao: Universidad de Deusto.

Elias, N. y Dunning, E. (eds.). Deporte y ocio en el proceso de civilización. Méjico: Fondo de Cultura Económica. (1988).

Iso-Ahola, S.E. The social psychology of leisure and recreation. Dubuque: W.C.Brown. (1980).

Kleiber, D.A.;  Larson, R. y Csikszentmihalyi, M. “The experience of leisure in adolescence”. En M. Csikszentmihalyi, Applications of flow in human development and education. New York: Springer Science, 467-474. (2014).

Lazcano, I y Madariaga, A. “El valor del ocio en la sociedad actual”. En. M.A. Berthet; I. Lazcano; L. Lombi; A. Madariaga; A. Ramos; E. Rodríguez; A. Sanmartín y S. János (2016). La marcha nocturna ¿Un rito exclusivamente español? Madrid: FAD y Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud, 15-33. (2016a).

Lazcano, I y Madariaga, A. “El Ocio Nocturno de la Juventud en España”. En. M.A. Berthet; I. Lazcano; L. Lombi; A. Madariaga; A. Ramos; E. Rodríguez; A. Sanmartín y S. János (2016). La marcha nocturna ¿Un rito exclusivamente español? Madrid: FAD y Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud, 34-95. (2016b).

Lazcano, I. y Doistua, J. (eds.). Desafíos contemporáneos del ocio. Estudios de Ocio, 59. Bilbao: Universidad de Deusto. (2017).

Lazcano, I. y Caballo, B. “Ocio deportivo juvenil: relación entre satisfacción e implicación organizativa”. Revista de Psicología del Deporte, 25(2), 9-14. (2016).

Madariaga, A. El tejido asociativo del ámbito de la discapacidad en la prestación de ocio, en E. Aguilar e I. Rubio. (eds.). El ocio en disciplinas y áreas de conocimiento, (pp. 135-142). Cuadernos Estudios de Ocio, 2. Bilbao: Universidad Deusto. (2006).

Madariaga, A. y Cuenca, J. (eds.). Los valores del ocio: cambio, choque e innovación. Estudios de Ocio, 43. Bilbao: Universidad de Deusto. (2011).

Madariaga, A. y Lazcano, I. Estudio sobre la situación del ocio de la juventud con discapacidad en Bizkaia. Diputación Foral de Bizkaia. Bilbao: DFB. (2014).

Madariaga, A. y Romero, S. “Barreras percibidas entre los jóvenes para no participar en actividades de ocio”. Revista de Psicología del Deporte, 25(2), 21-26. (2016).

Neulinger, J. The psychology of leisure. Springfield: Charles C. Thomas. (1980).

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Tinsley, H.E.A. y Tinsley, D.J. A theory of atributes, benefits and causes of leisure experience. Leisure sciences, 8, 1, 1-45. (1986).

Data

01/12/2017 a 01/12/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

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