Atividades

processos de intolerância como fenômeno psíquico e sintoma social.

Raízes da Intolerância

Voltar para o início Raízes da Intolerância

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Ao dizer que o ser humano mantém uma relação com seu vizinho numa lógica que envolve ódio, Jacques Lacan retomou a lição freudiana de que a humanidade começa com um traço inicial de exclusão.

Neste sentido, a humanidade não é definida por seus atributos, mas por uma rejeição inicial - cujo nome é a segregação, que é a própria lógica da intolerância.
A palestra versa sobre o livro que reflete o processo de pesquisa de pós-doutorado de João Angelo Fantini no Birkbeck College, University of London, acerca dos processos de intolerância como fenômeno psíquico que constitui uma forma de sintoma social, de importância crescente no mundo globalizado e umas das principais fontes de preocupação dos governos em todo o mundo. 

Os textos reunidos neste livro compõem um amplo cenário de discussão destes temas, da perspectiva da psicanálise, mas em conexão com aspectos culturais, sociais e políticos, que dialogam entre si, montando um panorama bastante significativo no esforço de pensar como elementos aparentemente díspares podem auxiliar a pensar questões como: etnocentrismo, racismo, xenofobia, homofobia, preconceitos sociais e religiosos. 

O objetivo desta palestra é discutir como a intolerância pode ser pensada desde as relações entre vizinhos, passar pelas questões de racismo ou gênero ou ainda construir as diferenças que sustentam as diferenças entre povos e nações, propondo outra maneira de enfrentar esta questão. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Russel Lee)

Palestrantes

João Angelo Fantini

João Angelo Fantini

Psicanalista com doutorado pela PUC-SP e pós-doutorado na University of London (Birkbeck College). É professor do curso de Psicologia da UFSCAR. Organizador de “Raízes da Intolerância” (Edufscar).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/08/2016 a 19/08/2016

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora