Atividades

Internet, Estado e sociedade civil

Redes, Poder e Liberdade na Sociedade da Informação

Voltar para o início Redes, Poder e Liberdade na Sociedade da Informação

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A revolução tecnológica que marcou o fim do século XX provocou uma profunda transformação do cenário social. O rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) reconfigurou as dinâmicas sociais e produziu um novo arranjo sociopolítico que se estrutura no uso intensivo da informação como matéria-prima e um modelo de interação, formando a chamada Sociedade da Informação.

Nesse modelo de organização social, as TICs remodelam as diversas práticas sociais. O poder da comunicação se torna um fator chave nas relações sociais. O atual estágio da capitalismo que se caracteriza pela flexibilidade de gerenciamento, descentralização das empresas (e sua produção), adoção do modelo de rede e a integração global dos mercados financeiros por meio do uso de uma rede global de informações.

O desenvolvimento das TICs, estruturada dentro do formato de redes digitais, também intensifica as relações sociais, que passam a utilizar o ciberespaço como espaço e ferramenta de comunicação e sociabilidade. A estrutura de rede e as práticas colaborativas e interativas da rede mundial de computadores introduzem uma nova dinâmica social caracterizada pelo uso cotidiano de dispositivos comunicacionais para a busca de informações, realização de atividades profissionais e para as diversas formas de comunicação que caracterizam a vida humana.

Nesse novo ambiente (online) surgem práticas de produção de conhecimento e aprendizado compartilhadas e colaborativas, assim como a ampliação de conflitos entre os usuários da rede mundial de computadores. O novo modelo de sociedade que se configura é constituído pela formação de relações de ambivalência. A arquitetura de rede distribuída permite uma ampliação das fontes de informação e um fluxo mais livre de informações, ao mesmo tempo que possibilita um maior controle e vigilância das informações e comportamento dos usuários.

Com o objetivo de refletir e debater sobre esse processo de transformação social, o ciclo de palestras “Redes, Poder e Liberdade na Sociedade da Informação” tem a finalidade de discutir criticamente as novas relações de poder que se estabelecem pelo uso das redes digitais de comunicação e informação, assim como as novas relações entre Estado e sociedade civil pelo uso da internet, as ações políticas online (ciberativismo), práticas de colaboração, cultura hacker e os modelos de vigilância e modulação.

01/11- Reconfiguração da Política na Sociedade da Informação: nova ecologia de comunicação e desafios para a política institucional
A Primavera Árabe, os Indignados na Espanha, o Occupy Wall Street, as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil e outros movimentos sociopolíticos que se espalharam por todo o planeta são caracterizados pela centralidade das mídias sociais como ferramenta de difusão, transmissão e produção de informações políticas. Essas informações, além da capacidade de mobilizar milhões de pessoas em diversas partes do mundo, amplia o debate político e pressiona as tradicionais instituições políticas, reconfigurando o jogo político com a entrada de novos atores e novas práticas que se articulam pela arquitetura distribuída da internet e a formação de uma nova ecologia de informação que colocam em cheque a democracia representativa.
Com Paulo Roberto de Souza e Cláudio Luis de Camargo.
Mediação de Luana Homma


03/11 - O potencial da internet na reconstrução do elo perdido entre representantes e representados
O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, mais especificamente a internet, tem causado significativos impactos sociais, políticos e culturais. Nesse sentido, as comunicações apresentadas pontuarão, em linhas gerais, o significado da presença da tecnologia na sociedade técno-científica-informacional e o impacto que tem causado nas relações entre governantes e governados. Para tal, serão analisadas algumas das estratégias de ação, envolvendo as tecnologias de informação e comunicação, adotadas por atores tanto da sociedade civil (buscando influenciar nossos representantes na definição de políticas públicas) quanto atores estatais (que buscam informações sobre as preferências dos cidadãos de forma a diminuir a perda de sua legitimidade).
Com Marcus Abílio Pereira e Rafael de Paula Aguiar Araújo.
Mediação de Tathiana Sene Chicarino.


04/11- Softwares Livres e Cultura Hacker
Esta palestra exporá os principais expoentes da cultura hacker na literatura acadêmica, contemplando casos práticos desde o surgimento do hacker de computador, nos anos 1960. Abordará as diferentes perspectivas acerca do hacker, considerado tanto em textos que tratam de terrorismo como em manifestos políticos. Por fim, discutirá ações hackers eminentemente políticas  – hacktivismo – e o papel dos hackers enquanto relevantes atores políticos contemporâneos.
Com Sérgio Amadeu da Silveira e Murilo Machado.
Mediação de Joyce Souza.


08/11- Redes e (contra)governamentalidades
O tema da palestra é abordado aqui, a partir de uma análise da importância da organização em rede em meio à oposição entre a governamentalidade neoliberal e dispositivos de contracondutas presentes na onda global de protestos antineoliberais. Para tanto, analisa a virada cibernética como essencial às estratégias atuais de governamentalidade e contragovernamentalidade. Os estudos das TICs e governamentalidade têm demonstrado a centralidade de esquemas algorítmicos na produção da racionalidade securitária neoliberal e suas formas de exercício da autoridade e modulação das condutas individuais. No entanto, tais estudos apontam ainda para os aspectos contingentes do modelo cibernético de organização em rede funcional à governamentalidade neoliberal, na medida em que esquemas algorítmicos também aperfeiçoam plataformas digitais voltadas ao ativismo político através da organização em rede e facilitam o escalonamento da ação política antineoliberal em larga escala.
Com Aécio Amaral e  Marcelo Burgos dos Santos.
Mediação de Rodolfo Avelino.


09/11- A falência da democracia digital?
A formação de um sistema mundial de vigilância e controle e a recente ascensão da “nova direita” nas redes digitais provocaram um ressurgimento das teses pessimistas acerca dos potenciais democratizantes da internet, teses estas que já estavam presentes desde o surgimento das primeiras aplicações das tecnologias digitais na esfera política na última década do século passado. O objetivo dessa comunicação é efetuar um exame crítico das diferentes abordagens que, desde os inícios da aplicação das tecnologias digitais na arena política, anunciavam a “falência da democracia digital”. Essa abordagem crítica é complementada com a proposição de um referencial teórico-metodológico positivo que possibilite uma apreensão mais adequada e empiricamente orientada dos impactos da internet nos sistemas políticos democráticos contemporâneos, que possibilite a superação dos falsos dilemas e armadilhas analíticas enunciados pelos profetas da “falência da democracia (digital)”.
Com Sérgio Soares Braga e Emerson Urizzi Cervi.
Mediação de Michel Carvalho.

10/11- Mad Google Max: vida e algoritmos

Num cenário em que nossas vidas estão cada vez mais tecnicamente mediadas pelos algoritmos, interessa-nos interrogar as reconfigurações sociais e as novas formas de exercício do poder emergentes. Confrontamo-nos com a hiperconcentração da gestão informacional nas mãos de grandes corporações e do Estado, em arranjos que conformam uma nova indústria e economia da vigilância e da modelização existencial. A vigilância em massa e a gestão populacional é apenas um dos aspectos dessa dinâmica, que envolve também a fabricação de consensos, a servidão maquínica e novos modos de sujeição social alimentadas pelas novas tecnologias da informação.
Com Gavin Adams e Silvio Rhatto.
Mediação de Celina Lerner.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Tathiana Senne Chicarino

Tathiana Senne Chicarino

Centista Política. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professora de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde também é coordenadora acadêmica de MBA, e da PUC-SP. Pesquisadora do NEAMP PUC-SP (Núcleo de Estudo em Arte, Mídia e Política) e do Observa (Observatório de Conflitos online).
(Foto: Acervo Pessoal)


Marcus Abílio Pereira

Marcus Abílio Pereira

Professor de Ciência Política da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa “Democracia Digital”. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a teoria democrática, teoria dos movimentos sociais e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafael de Paula Aguiar Araújo

Rafael de Paula Aguiar Araújo

Professor da PUC e da FESPSP. Pesquisador do NEAMP e editor da Revista Aurora e Revista Ponto-e-Vírgula. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; tecnologias da comunicação e informação; arte, política e sociedade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Burgos dos Santos

Marcelo Burgos dos Santos

Professor de Sociologia do Depto. de Ciências Sociais da UFPB.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luana Homma

Luana Homma

Doutoranda e mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, e Bacharel em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades pela UFABC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Joyce Souza

Joyce Souza

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodolfo Avelino

Rodolfo Avelino

Doutorando no programa PCHS da Universidade Federal do ABC. É professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade Impacta.
(Foto: Acervo Pessoal)

Michel Carvalho

Michel Carvalho

Jornalista, Coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Cubatão, mestre em Comunicação pela ECA-USP e Doutorando em Ciências Humanas e Sociais da UFABC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Celina Lerner

Celina Lerner

Formada em jornalismo, mestra em Sociologia pela USP e doutora em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, com período de intercâmbio (PDSE/CAPES) no Digital Media Research Centre da QUT, na Austrália..
(Foto: Gabriel Batista)

Aécio Amaral

Aécio Amaral

Professor de Sociologia do Depto.de Ciências Sociais da UFPB. Co-organizador da coletânea Inclusão social, identidade e diferença: perspectivas pós-estruturalistas de análise social (Annablume, 2006).
(Foto: Acervo Pessoal)

Murilo Machado

Murilo Machado

Jornalista (Cásper Líbero) e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Pesquisador do LabLivre (UFABC). Autor do livro “Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle”.

Sérgio Soares Braga

Sérgio Soares Braga

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorado no Institute of Communication Studies da Universidade de Leeds. Tem experiência de pesquisa em internet e política, elites, instituições e novas tecnologias. Coordenador de projetos financiado pelo CNPq sobre o uso das novas tecnologias pelas elites parlamentares brasileiras e seus impactos nos processos de representação política (2009-2013), e do GT Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura na Anpocs (2010-2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Emerson Urizzi Cervi

Emerson Urizzi Cervi

Professor de Ciência Política e Sociologia, do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordena o grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (Cpop), com pesquisas nas áreas de debate e opinião pública, eleições, comunicação eleitoral, financiamento de campanhas. Coordenador do GT Financiamento Política da Anpocs (2013-2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Silvio Rhatto

Silvio Rhatto

Pesquisador em tecnologia, política e autonomia. Participou de iniciativas como o Centro de Mídia Independente, o Rizoma das Rádios Livres e Grupo Saravá.

Gavin Adams

Gavin Adams

Artista e pesquisador. Doutor em Cinema, Rádio e TV pela ECA-USP. Pesquisa história das tecnologias de visualização 3D.

Data

01/11/2016 a 10/11/2016

Dias e Horários

Terças, Quartas, Quintas e Sextas, 14h às 16h30
*No dia 02/11 não haverá aula.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira