Atividades

O cinema metalinguístico de Jorge Furtado.

Saneamento básico, o filme

Voltar para o início Saneamento básico, o filme

Programa

Em “Saneamento básico” (112 min, 2007), a comunidade da pequena Linha Cristal se mobiliza para construir uma fossa no arroio e acabar com o mau cheiro. Marina, a líder do movimento, descobre que a Prefeitura este ano só tem verba para produzir um vídeo de ficção. Ela e seu marido Joaquim resolvem então filmar a história de um monstro que surge no meio das obras de saneamento. Marina escreve um roteiro, Joaquim faz uma fantasia. Silene aceita ser atriz, Fabrício tem uma câmara. Aos poucos, as filmagens vão envolvendo todos os moradores do local. Após a exibição do filme haverá um debate sobre o estilo autoral em Jorge Furtado e sua relevância no cenário da atual da produção cinematográfica brasileira; a metalinguagem em “Saneamento básico, o filme” e a relação entre o filme e o filme dentro do filme (“O monstro do fosso”); os recursos éticos e estéticos de ambos os filmes; as relações dos filmes com um determinado período histórico do cinema brasileiro: a retomada.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Fábio del Re)

Palestrantes

Flávia Garcia Guidotti

Flávia Garcia Guidotti

Jornalista e professora adjunta no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. (Foto: Acervo pessoal)

Data

20/06/2015 a 20/06/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora