Atividades

a emancipação judaica na literatura

Santuários heterodoxos

Voltar para o início Santuários heterodoxos

Programa

Este livro analisa as origens da subjetividade na cultura judaica tradicional da Europa Central, assim como representações literárias dessa subjetividade, resultantes das fissuras nas formas de religiosidade e na coesão comunitária dos judeus que foram desencadeadas pelo advento da heresia sabataísta.

O autor  parte da hipótese de que as raízes da emancipação judaica, ocorrida na passagem do século XVIII para o XIX, assim como o surgimento de uma cultura espiritual laica entre os judeus, são desdobramentos tardios da crise religiosa desencadeada pelo advento do sabataísmo.

Após o surgimento desta heresia, a noção de subjetividade torna-se cada vez mais importante, com a gradativa expansão de formas de pensamento individualistas típicas da modernidade europeia.

As dez obras literárias enfocadas em Santuários heterodoxos, escritas em países e idiomas distintos, entre os séculos XVII a XX, trazem representações da subjetividade vinculadas ao afastamento em relação a tradições comunitárias.

Entre os autores escolhidos, os livros e a literatura se transformaram em santuários heterodoxos e, ao mesmo tempo, em marcos nos acidentados percursos descritos pelos judeus da Europa Central na trajetória que parte da reclusão e do isolamento dos velhos guetos em direção a lugares cada vez mais instáveis no contexto da civilização burguesa.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustração: Capa do Livro "Santuários heterodoxos - Subjetividade e heresia na literatura Judaica da Europa Central)

Palestrantes

Luis S. Krausz

Luis S. Krausz

Professor Livre-Docente de Literatura Hebraica e Judaica na USP. É autor de vários livros que abordam as relações entre a cultura judaica tradicional e a realidade sócio-cultural dos séculos XIX e XX.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/11/2017 a 30/11/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora