Atividades

Livro aborda os confrontos estabelecidos entre São Paulo e o Governo Federal durante a Revolução de 1924.

São Paulo deve ser destruída

Voltar para o início São Paulo deve ser destruída

Programa

A Revolução de 1924, também conhecida como "revolução esquecida", foi um movimento civil-militar, ocorrido em São Paulo, que durou de 5 a 23 de julho daquele ano numa tentativa de jovens oficiais do Exército de derrubar o então presidente da República Arthur Bernardes.


Em 5 de julho, militares do Exército e da Força Pública tomaram quartéis, pontos estratégicos e bombardearam a residência oficial do governador de São Paulo, Carlos de Campos. A cidade foi tomada e o governador fugiu para a região de Guaiaúna, na Penha, onde um Exército de 18 mil homens começou o combate aos rebeldes. A cidade foi bombardeada a partir da Penha e também foram usados aviões e tanques de guerra. O episódio causou a morte de 503 pessoas, 4,8 mil feridos, 1.800 prédios destruídos e o êxodo de cerca de 300 mil habitantes de São Paulo.


Os rebeldes que fugiram para o interior em 28 de julho reuniram-se, depois, aos rebeldes gaúchos de Luiz Carlos Prestes e criaram a Coluna Prestes, movimento militar que percorreu 25 mil quilômetros pelo País, enfrentando tropas federais, até a internação dos rebeldes na Bolívia.


A palestra buscará apresentar as diferentes leituras e questões que envolveram o processo que culminou numa das maiores tragédias da história da cidade de São Paulo, que se constitui como objeto das pesquisas empreendidas por Moacir Assunção para a confecção da obra São Paulo deve ser destruída. 

Foto: Fundação-Energia-e-Saneamento-Divulgação

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Moacir Assunção

Moacir Assunção

Jornalista, mestre em História Social pela PUC-SP, com pós-graduação em Ciências Sociais pela FESP-SP. É professor dos cursos de Comunicação Social, Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos da USJT.

Data

28/10/2015 a 28/10/2015

Dias e Horários

Quarta-feira, 19h às 21h.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora