Atividades

A representação de um sentimento ambíguo na fotografia e suas formas imagéticas<br />

Saudade, da poesia medieval à fotografia contemporânea

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Programa

Quais relações podem existir entre a saudade, maior expressão da literatura portuguesa do século XVI, e a fotografia contemporânea? Em seu recém-lançado livro Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea (Ed. Autêntica), Samuel de Jesus reflete sobre este sentimento, que segundo ele, revela-se como pensamento singular operando uma síntese do tempo e do espaço, a partir da experiência do homem no mundo, ou ainda uma montagem “virtual” de imagens associadas umas a outras. Nesta palestra o autor apresenta a bibliografia e a iconografia que compõe a obra, constituída de uma seleção de textos e de fotografias brasileiras, francesas, e portuguesas contemporâneas, sem deixar de lado outras fontes visuais, tais como as pinturas, gravuras, filmes ou mesmo algumas instalações efêmeras. É uma possibilidade de entender como o fenômeno da saudade pode criar uma iconografia fotográfica própria, de uma imagem-saudade tanto rica e complexa, quanto poética e aporética.

Foto: Fundação-Jean-Dieuzaide

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Samuel de Jesus

Samuel de Jesus

Doutor em cotutela em Études cinématografiques et audiovisuelles – Universidade de Paris III/ ECO – UFRJ. Pós-doutorado em artes visuais na ECA - USP. É professor na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Fotografo, crítico e curador, organizou a exposição “Modernisme et photographie au Brésil. 1945-1955”, na École Supérieure des Beaux - Arts de Tours – ESBAT, França (2013).

Bibliografia

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia errante. Rio de Janeiro: Record, 1988.


BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.


BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.


BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2000.


BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1972.


BRAZ, Adelino. L’Universel et le Singulier dans la saudade: une philosophie de l’interculturel. Paris: Éditions Lusophones, 2005.


CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997. v. 1.


DAMATTA, Roberto. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco,  1994.


FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Trad. de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2013.


HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. de Fausto Castilho. Campinas: Ed. da Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.


LANGER, Suzanne K. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 2006.


LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Lisboa: Dom Quixote, 1978.


MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2001.


PAGEAUX, Daniel-Henri. Imagens do Portugal na cultura Francesa. Lisboa: Instituto de Cultura e de Língua Portuguesa; Bertrand, 1984.


PASCOAES, Teixeira de. A saudade e o saudosismo (dispersos e opúsculos). Lisboa: Assírio & Alvim, 1988.


PESSOA, Fernando. Mensagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.


STAROBINSKI, Jean. La Mélancolie au miroir: trois lectures de Baudelaire. Paris: Julliard, 1997.


SCLIAR, Moacyr. Saturno nos trópicos: a melancolia europeia chega ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.


SENA, António. Uma história da fotografia: sínteses da cultura portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa de Moeda, 1991.


VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de. A saudade portuguesa. Coimbra: Guimaraes Editores, 1996.

Data

30/10/2015 a 30/10/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Local

Valores

Grátis

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