Atividades

políticas da arquitetura e trabalho escravo

Seminário Contra Condutas: adensamento crítico

Voltar para o início Seminário Contra Condutas: adensamento crítico

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

O Centro de Pesquisa e Formação em parceria com o projeto Contracondutas apresentará um ciclo de discussões que pretende desenvolver, aprofundar e articular questões anunciadas e discutidas durante o evento Contra - Seminário Internacional - Condutas: políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade, realizado de 04 a 08 de abril nas unidades do Sesc Belenzinho, Sesc Bom RetiroSesc Campo Limpo e Escola da Cidade.

Este ciclo proporcionará um momento de adensamento crítico dos enunciados relativos ao seminário, tais como trabalho e trabalho análogo ao escravo, arquitetura como tecnologia política, o desenho de estratégias e as diversas habilidades de responder aos temas da contemporaneidade, tendo em vista o comum e os direitos humanos.

Programação

Dia 10/05 - Trabalho Físico e Trabalho Intelectual: O acesso à universidade como forma de enfrentamento a escravidão e seu legado.
Com Douglas Belchior, Lorena Telles  e Tamires Gomes Sampaio.
Debatedor Raul Araújo.

Dia 17/05 - Trabalho, Globalização e Exploração – As Possibilidades de Organização e Resistência Diante das Cadeias Produtivas Transnacionais.
Com Dr. Brian Garvey e Dr. Odair Furtado.
Debatedor: Raul Araújo

Dia 24/05 - Produção das Grandes Obras Públicas no cenário brasileiro de 1950-1970: Estado-Empresa, Espaço-Natureza e Trabalho-Canteiro.
Com Carolina Heldt d’Almeida e Guilherme Moreira Petrella.
Debatedor: Jose Tavares Correia de Lira.

Dia 31/05 - Escravidão transatlântica e contemporânea - A Cultura como Forma de Enfrentamento do Trabalho
Com Dr. Richard Benjamin e Marcio Farias.
Debatedor: Raul Araújo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Divulgação)

Palestrantes

Marcio Farias

Marcio Farias

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social, professor do Curso de Psicologia da PUC-SP e professor convidado do Celacc Eca/USP. Além de ser coordenador de pesquisa do Instituto Amma Psique e Negritude, é editor da Editora Dandara, onde coordena a Coleção Clóvis Moura.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Douglas Belchior

Douglas Belchior

Formado em História pela PUC/SP, fundador e professor no Movimento Uneafro Brasil, colunista de Lutas Sociais no Jornal da TVT – TV dos Trabalhadores, colaborador na formação da Frente Pró Cotas Raciais do Estado de São Paulo e das Articulações do Movimento Negro contra o Genocídio da População Negra.
(Foto: Reprodução Facebook)

Lorena Telles

Lorena Telles

Mestrado em História Social USP/SP, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado, autora do livro Libertas entre sobrados: mulheres negras e trabalho doméstico em São Paulo 1880-1910. (Ed. Alameda/ Fapesp, 2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Tamires Gomes Sampaio

Tamires Gomes Sampaio

Formada em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, é coordenadora estadual da Juventude da Coordenação Nacional de Entidades Negras, militante do coletivo PARATODXS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Brian Garvey

Brian Garvey

Membro do grupo de pesquisa Trabalho e Globalização na Escola de Negócios da Universidade de Strathclyde – Glasgow Escócia.  Tem experiência em educação comunitária, organização do trabalho e contestação trabalhista rural em cadeias produtivas globalizadas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Odair Furtado

Odair Furtado

Doutorado em Psicologia pela PUC/SP onde é professor associado. É filiado ao Departamento de Psicologia Social desde 1983. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Carolina Heldt d’Almeida

Carolina Heldt d’Almeida

Arquiteta e urbanista graduada pela FAU/USP Doutoranda pelo IAU USP, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, foi assessora do gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo na gestão de 2013-2016.
(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Moreira Petrella

Guilherme Moreira Petrella

Arquiteto e urbanista com doutorado pela FAU USP, com a tese: A fronteira infernal da renovação urbana em São Paulo: região da Luz no século XXI. É professor de projeto de arquitetura na Escola da Cidade e Universidade São Judas Tadeu.
(Foto: Acervo Pessoal)

Richard Benjamin

Richard Benjamin

Diretor do International Slavery Museum,  onde é responsável pelo desenvolvimento estratégico, incluindo o próximo centro de educação e recursos ISM de última geração, graduado em Relações Comunitárias e Raciais na Edge Hill College tem Mestrado e Doutorado em Arqueologia na Universidade de Liverpool, foi pesquisador Visiting Research no Instituto W.E.B.DuBois de Pesquisas Africanas e Afro-americano, Universidade de Harvard.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raul Araújo

Raul Araújo

Psicanalista e pesquisador associado da Universidade de Liverpool e Trinity College of Dublin, Doutorando em Filosofia Política pela EGS – Suíça e em Medicina pela UNIFESP com Mestrado em Estudos de Reconciliação pelo Trinity College of Dublin. Trabalhou por 5 anos no processo de paz da Irlanda do Norte através Border Arts Centre - Dundalk institute of Technology

Data

10/05/2017 a 31/05/2017

Dias e Horários

Quartas, 10h às 12h

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora