Atividades

O evento acontece de 24 a 28 de novembro, em parceria com a instituição norte-americana National Arts Strategies-NAS.

Seminário Planejamento Estratégico para Administradores Culturais

Voltar para o início Seminário Planejamento Estratégico para Administradores Culturais

Programa

O Serviço Social do Comércio de São Paulo – Sesc SP em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo oferecem o Seminário Planejamento Estratégico para Administradores Culturais, a ser realizado em conjunto à instituição norte-americana National Arts Strategies-NAS.

Trata-se de iniciativa direcionada a gestores de instituições culturais com o objetivo de propiciar e aprofundar a discussão em grupo acerca dos principais desafios enfrentados na consecução da missão e estratégia organizacional, em um cenário de constante transformação sociocultural e ampliação participativa do público e da comunidade de seu entorno.

Cronograma

Inscrições encerradas para o processo seletivo.
 
Programa de Planejamento Estratégico para Administradores Culturais:
Voltado para administradores culturais em cargos executivos.
24 a 26 de novembro de 2014 

Programa Especial para Novos Gestores:
Voltado para administradores e gestores culturais em início de carreira.
27 e 28 de novembro de 2014

Divulgação dos selecionados
27 de outubro a 3 de novembro de 2014
 
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ADMINISTRADORES CULTURAIS

24/11
Sessão 1: Conceitos fundamentais
•Discussão aprofundada de estudo de caso organizacional, identificando conceitos fundamentais de estratégia e concorrência.
Sessão 2: A análise do ambiente externo
•Discussão de casos para explorar um quadro de análise sistemática de concorrência, mercados e recursos para identificar oportunidades em seu ambiente.
Sessão 3: A aplicação dos conceitos fundamentais
•Aplicação de novos conceitos numa organização conhecida, utilizando novas ferramentas para analisar uma – aparentemente - situação conhecida.

25/11
Sessão 1: Recursos básicos para a concorrência
•Discussão de estudo de caso explorando o papel crítico dos recursos e da capacidade de uma organização na criação e manutenção da concorrência.
Sessão 2: Integração de Missão e Estratégia
•A compreensão do papel dos mantenedores / investidores / doadores como garantidor da saudável relação entre missão e estratégia. Nesta sessão, discute-se o alinhamento da missão e da visão com o posicionamento estratégico dos mantenedores / investidores / doadores-chave.
Sessão 3: Desenvolvimento da sua estratégia organizacional
•Um exercício em equipe permite aplicar a estrutura estratégica à sua instituição. Os professores fornecem apoio e informação para auxiliar no aprofundamento da reflexão.

26/11
Sessão 1: Reunindo toda a informação
•A discussão em profundidade de um estudo de caso permite a todos os participantes aplicar, testar e refletir sobre os conceitos estratégicos abordados nos dois primeiros dias.
Sessão 2: A sua estratégia organizacional
•A maior parte deste dia de seminário é usada para aplicar os conceitos de estratégia na sua própria instituição. Os exercícios, com a intermediação dos professores, resultam numa análise estruturada e na construção de um caminho para a sua própria instituição.
Sessão 3: Integração
•Revisão dos conceitos fundamentais do seminário, discussão de um caso-chave e respostas sobre a implementação.

DOCENTES

 - Prof. Dr. Rob Wiltbank 
Atkinson Graduate School of Management, Willamette University
Rob Wiltbank é professor associado de Administração Estratégica da Atkinson Graduate School of Management da Willamette University, programa dedicado a estudar os princípios de administração que são fundamentais para a criação de valores em organizações com e sem fins lucrativos e em instituições governamentais. Ministra cursos de Análise Industrial, Empreendedorismo, Estratégia, Governança e Finanças de Risco.
O foco das pesquisas do Prof. Witbank é a aplicação de estratégia em ambientes de incerteza, especialmente quando relacionada com organizações novas em crescimento. Especialista sobre o tema ‘investidor anjo’, publicou inúmeras pesquisas nos principais periódicos. Membro do conselho do Journal of Business Venturing.
Autor do livro The Catalyst from Crown Publishing (2009), selecionado pela by Business Week como um dos dez livros de referência para áreas de inovação e liderança.
Doutor em Administração Estratégica pela Universidade de Washington, graduado em finanças e contabilidade pela Oregon State University.

Profa. Dra.Violina Rindova 
McCombs School of Business, University of Texas (Austin)
Ocupa a cátedra Ralph. B. Thomas Professor em Estratégia na McCombs School of Business da University do Texas, Austin. 
Suas pesquisas sobre como as empresas desenvolvem ativos intangíveis e desenvolvem percepções de valor foram publicadas nos principais periódicos de administração e estratégia. A Professora recebeu inúmeros prêmios por suas pesquisas, incluindo o Thought Leadership Award da Academia de Administração e o Best Paper Award do Centre for Corporate Reputation da Universidade de Oxford. Ministrou cursos de empreendedorismo e estratégia em nível de graduação, pós-graduação e para executivos no período em que foi professora das Universidades de Washington e Maryland. 
Formada pela Universidade de Sofia, Bulgaria, Mestre da Escola de Negócios de Madrid-University of Houston e Doutora pela Stern School of Business, da Universidade de New York.

National Arts Strategies - NAS
Há 30 anos, o NAS trabalha com lideranças que atuam nas artes e na cultura. 
Nos programas de formação do NAS, dirigentes de instituições culturais exploram os desafios que impactam as organizações de hoje e aprendem com especialistas provenientes das grandes escolas dos Estados Unidos, Observando que uma comunidade artística dinâmica e sustentável, depende da visão e do esforço de profissionais bem preparados. A experiência nos cursos é sempre interativa, integradora e intensa; isso permite que o melhor pensamento produzido fora do setor das artes exerça nos gestores culturais mais reflexão e um olhar renovado sobre suas próprias instituições.
O NAS tem colaborado para a formação de especialistas do setor artístico e cultural. Entre 1983 e 2002, o foco era a capacitação na área financeira e isso foi alcançado por intermédio de uma rede nacional de programas de estabilidade. O legado de sucesso daquela fase inclui importantes conquistas para o setor, nos Estados Unidos, dentre as quais, a introdução de um padrão em estratégia de balanço e de construção de ativos em artes e organizações culturais, o uso universal de medidas de liquidez como uma métrica para a saúde organizacional, bem como a incorporação de iniciativas de capitalização das instituições.

Desde 1996, a missão do NAS expandiu-se para muito além da formação financeira. O NAS desenvolveu um programa pioneiro de formação para executivos da área de artes e cultura, utilizando-se de conteúdo especialmente concebido por professores atuantes nas principais escolas norte-americanas das áreas de negócios e de pós-graduação. Dentre as muitas inovações introduzidas nos programas de formação, estão os seminários, que reúnem a direção das instituições, os funcionários em posições estratégicas e os principais membros dos Conselhos Diretores. Além disso, o NAS concebeu modelos de estrutura que podem ser facilmente adaptados às circunstâncias específicas de cada líder, com foco na aplicação - ao longo de toda a experiência - em sala de aula e em serviços de follow-on, para assegurar que haja mudança organizacional real.

Os programas de formação de lideranças atingem organizações de diferentes disciplinas, o que permitiu formar uma comunidade muito diversa de alunos e professores. Eles também geraram mudanças na linguagem e no âmago da estrutura de suas instituições de origem; estimularam parcerias que impulsionaram a implantação de serviços educativos para a área cultural e incentivaram discussões com lideranças do meio empresarial para consolidar a atuação da área cultural. 
Estratégia

Os conceitos da análise estratégica permitem identificar os pontos fortes que são exclusivos em uma organização e ensejam o cumprimento pleno de sua missão. Esta abordagem estratégica rigorosa viabiliza uma avaliação das características críticas do seu ambiente externo, identificando os atributos exclusivos de sua instituição e que podem ser importantes na sua comunidade, facultando a alocação de recursos para as iniciativas mais interessantes.
 
 

Data

24/11/2014 a 28/11/2014

Dias e Horários

Segunda a sexta, 10h às 19h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

INSCRIÇÕES ENCERRADAS PARA O PROCESSO SELETIVO.
 
LISTA DOS APROVADOS
DIVULGAÇÃO: 27 de outubro a 3 de novembro de 2014