Séries de TV: mercado, público e linguagem
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Séries como Breaking Bad, Orange is The New Black, House of Cards e Game of Thrones têm feito muito sucesso no Brasil. Os ganchos entre episódios e sua disponibilidade a qualquer hora por meio de serviços como o Netflix são incentivos para que temporadas inteiras sejam assistidas de uma só vez. A linguagem e a estética de séries estadunidenses influenciam cada vez a teledramaturgia nacional. Por sua vez, o advento da Lei da TV Paga ampliou o conteúdo nacional, abrindo portas para a realização de séries e impactando no mercado de trabalho audiovisual brasileiro. O presente ciclo busca discutir este recente fenômeno.
16/11 – Hábitos de consumo de fãs de séries estadunidenses
Apesar de as séries estadunidenses fazerem parte da vida dos brasileiros há décadas, as respostas obtidas de questionários online aplicados entre 2011 a 2014, período que compreende a entrada de serviços de VoD, como Netflix, no Brasil, apontam para uma mudança na forma de consumir e se relacionar com esses produtos e para existência de uma suposta cultura de séries, mas também evidencia a necessidade de tentar compreender quem é esse público, como a convergência midiática influenciou a produção de séries e como o público brasileiros se relaciona com a televisão.
Com Pedro Peixoto Curi.
23/11 – Primeiros efeitos da Lei da TV Paga na produção de séries brasileiras
Em vigor desde 02 de setembro de 2012, a Lei federal 12.485 estabeleceu a obrigatoriedade de pelos menos três horas e meia semanais em horário nobre de exibição de conteúdo audiovisual produzido no Brasil por produtoras independentes em canais por assinatura. O objetivo desta apresentação é analisar os efeitos desta lei, assim como prognosticar os desdobramentos desta nova legislação no mercado audiovisual brasileiro especialmente no que se refere à produção de séries televisivas no País.
Com Márcio Rodrigo.
30/11 – Netflix on demand (Esta aula foi adiada para o dia 14/12).
Esta aula pretende abordar as novas experiências de consumo de seriados pelo Netflix - que se apresenta como uma plataforma televisiva alternativa, através do estudo da terceira temporada da série Arrested Development, entre outras. Pretende-se por meio de estudo de casos, analisar o hábito de 'binge wiewing' - popularizado pelos serviços de vídeo on demand e que consiste no ato de assistir todos os episódios da temporada de uma série em sequência, de uma só vez. O ato de binge viewing permite a imersão das audiências em novas formas de experiências que se distanciam de uma estética televisiva. Pretende-se assim, investigar as novas formas de consumo de seriados no ambiente da cultura on demand.
Com João Massarolo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Nosso canal no YouTube oferece um pouco mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.
Foto: Breaking Bad/Divulgação/AMC Networks
Palestrantes
João Massarolo
Pedro Peixoto Curi
Márcio Rodrigo
Bibliografia
MASSAROLO, J. Produção seriada para multiplaformas: Arrested Development e Netflix. Socine, 2015.
MITTEL, J. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Revista Matrizes, ECA/USP, V. 5, N. 2 (2012)
Data
16/11/2015 a 30/11/2015
Dias e Horários
Segundas, 19h30 às 21h30.