Atividades

Composição entre a língua portuguesa e a língua de sinais

Slam do Corpo

Voltar para o início Slam do Corpo

Programa

O Slam nasceu do desejo de experimentar performances poéticas numa composição entre a língua portuguesa e a língua de sinais, entre surdos e ouvintes. Duplas de poetas criam e apresentam poesias nas duas línguas simultaneamente. Nas performances, às vezes as línguas se diferenciam, cada uma acontece em sua gramática própria; noutras vezes, se entrecruzam. Este espaço-tempo, ora paralelo, ora indiscernível, é chamado "beijo de línguas".

A atividade começa com o corpo aberto, momento no qual se pode apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até 3 minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena). O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta sempre com tradutora-intérprete de Libras.

Para os poetas vencedores, o prêmio é um conjunto de livros de poesia! Aberto para poetas surdos e ouvintes, traga suas poesias, participe!

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Leonardo Castilho

Leonardo Castilho

Artista, educador e produtor cultural. Desde 2005 trabalha no setor educativo do MAM-SP onde atua como produtor de Acessibilidade e assistente do Programa Igual Diferente, além de educador do Corposinalizante e do curso de performance.
(Foto: Cibele Lucena)

Luaa Gabanini

Luaa Gabanini

Mestre pela ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP, professora de corpo na Escola Superior de Artes Célia Helena e no Teatro Escola Célia Helena. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos onde pesquisa a performatividade, a dança , e o corpo cênico.
(Foto: Fernando Carvalho)

Cibele Lucena

Cibele Lucena

Artista, professora e pesquisadora. É mestre em Psicologia Clínica/Estudos da Subjetividade pela PUC-SP. Integrante do coletivo de arte Contrafilé e desde 2008, coreógrafa de urgências do grupo Corposinalizante e do Slam do Corpo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cauê Gouveia

Cauê Gouveia

Artista multimídia com foco nas artes cênicas, tendo atuado, principalmente, como ator e iluminador. Fundador, em 2006, da Cia de Teatro Acidental, da qual é ator e responsável técnico até os dias de hoje. Entre 2007 e 2011 foi parte da equipe de produção do LUME Teatro, cia com a qual trabalhou em diversos espetáculos do grupo e na realização de projetos de âmbito nacional e internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lara Gomes

Lara Gomes

Bióloga e educadora. Nos últimos anos foi coordenadora responsável da Biblioteca de Cultura Surda do CCSP e atualmente é professora de Libras do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel Minchoni

Daniel Minchoni

Um poeta da performance ou um performer da palavra. Ele faz acontecer um zig-zag arriscado entre palavra e corpo, sua poesia aposta no erro, no plágio, no corte, nas emergências e avessos. Criador do Menor Slam do Mundo e do Sarau do Burro.
(Foto: Jussara Kelly)

Joana Zatz Mussia

Joana Zatz Mussia

Artista, professoras e pesquisadoras. É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Integrantes do coletivo de arte Contrafilé e desde 2008, coreógrafa de urgências do grupo Corposinalizante e do Slam do Corpo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/11/2018 a 16/11/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora