Atividades

As relações entre a sociologia e a comunicação e a maneira que podem ser pensadas no ensino médio

Sociologia e comunicação em sala de aula

Voltar para o início Sociologia e comunicação em sala de aula

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Tendo em vista as mudanças nos ambientes comunicacionais da sociedade contemporânea, neste curso tem-se por objetivo refletir e apresentar algumas possibilidades de abordagem de temas sociológicos em sala de aula a partir de uma reflexão sobre os processos de comunicação, e sobre a relação entre a sociologia e a comunicação no mundo contemporâneo.

Espera-se que estas reflexões possibilitem a alunos/alunas e professores/professoras do ensino médio uma nova possibilidade de diálogo em torno de suas experiências cotidianas e, em particular, na sala de aula.

1. As representações e a sua relação com a realidade. Algumas bases para a compreensão da ação social e a importância dos objetos na construção dos universos simbólicos em que vivemos.

2. Análise de alguns dos principais conceitos da chamada "Economia das Trocas Simbólicas", tais como:  tipos de capitais, o espaço social, o habitus e os estilos de vida.
 
3. Os conceitos de campos sociais, mercado e poder simbólico e sua relação com a esfera pública, os enquadramentos e agendamentos nos meios de comunicação. 

4. Reflexão sobre a complexa configuração do mundo moderno. Particularmente as experiências urbanas - o cotidiano e a vida na metrópole.

5.  O tema modernidade e as novas possibilidades de analisar a experiência do flâneur e a criação de novos tipos de vigilância (panópticas). Reflexão sobre os dispositivos móveis e a construção de territórios informacionais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Unai Pascual Loyarte)

Palestrantes

Liráucio Girardi Júnior

Liráucio Girardi Júnior

Doutor em Sociologia pela USP.
É professor na Faculdade Cásper Líbero.
(Foto: Julio Cesar Magalhães)

Bibliografia


BAUMAN, Zygmunt e MAY, Tim. Um convite à Sociologia. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2010.


BECKER, Howard S. Falando da Sociedade: ensaio sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Zahar, 2010


BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis/RJ : Ed. Vozes, 1999.


BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo : Brasiliense, 1990 _______________. Questões de Sociologia. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983 ______________. Razões Práticas sobre a Teoria da Ação. Campinas: Papirus,1996. 


BRETON, Philipe & PROULX, S. Sociologia da Comunicação.  São Paulo: Editora Loyola, 2002


CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.


COLLING, Leandro. Agenda-setting e framing: reafirmando os efeitos limitados. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 14  abril 2001  http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3154/2425 - acessado em 20.04.2007 


DELEUZE, Giles. Pos-Scriptum: Sobre as sociedades de controle. Conversações, 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992


FEATHERSTONE, Mike. "O Flâneur, a cidade e a vida pública virtual." In: ARANTES, Antonio A. (org.) O espaço da diferença. Campinas/SP: Papirus, 2000.


GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002


GIRARDI Jr, Liráucio. Pierre Bourdieu: questões de Sociologia e Comunicação. São Paulo: Annablume, 2007 HALL, Stuart. Identidades Culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPA Editora, 1997


JACQUES, Paola Berenstein. Errâncias Urbanas: a arte de andar pela cidade. ArqTexto 7, 2005


LAHIRE, Bernard. O homem plural - Os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002 LINS, Daniel (org.) Pierre Bourdieu: a dimensão econômica. Campinas/SP: Papirus, 2000.


NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUERIA, Cláudio M. Bourdieu e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.


RODRIGUES, Adriano Duarte. Experiência, Modernidade e o Campo dos Media. Universidade de Lisboa, 1999 https://drive.google.com/file/d/0BxsXe80tmWPHWDM4RTRHSHJrMUk/view  - acessado em 15.03. 2005


SINGER, Ben. "Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo moderno". In:Leo Charney & Vanessa R Schwartz. O cinema e a invenção da vida moderna.


Data

05/08/2016 a 02/09/2016

Dias e Horários

Sextas, 14h às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira