Teatro e Educação como Prática para a Transformação Social
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O problema em questão nesse encontro e que vai ser motivo de reflexão é a falta de apresentações teatrais no cotidiano das escolas públicas e a potência criativa que a linguagem tetral pode despertar nos alunos.
Hoje, tanto as escolas de Braga, quanto as escolas de São Paulo tem semelhanças que vão para além da língua portuguesa. Nos dois casos, existe um modelo de ensino, respeitando suas diferenças culturais, no qual os alunos assumem uma função mais de escuta e de recepção, do que de fala e proposição.
E visualizando esse cenário, que se repete em várias escolas, penso ser necessário utilizar a linguagem teatral como canal de comunicação para estreitar a distância entre as pessoas.
Como estratégia de ação e aprofundamento na pesquisa, estimula-se os alunos a utilizarem os celulares para gravação, escreverem textos, produzirem desenhos e interagirem com a intervenção. A pesquisa visa investigar o potencial de apresentações teatrais dentro da sala de aula.
Alguns teóricos norteiam a pesquisa: o diretor, dramaturgo e encenador brasileiro Augusto Boal, o filósofo Gaston Bachelard e o educador Paulo Freire.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: César Delamonica)
Palestrantes
Fabiano Assis
Mestrando em Comunicação Arte e Cultura, na Universidade do Minho, Portugal. Graduado em Educação Artística com habilitação em artes cênicas. Ator-músico, fundador e diretor da Cia. Rodamoinho de teatro. Pesquisador de teatro e educação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
02/08/2018 a 02/08/2018
Dias e Horários
Quinta, 16h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.