Atividades

Conexões pela arte sem fronteiras: Grupo Ponto de Partida (Brasil) e Grupo El Galpón (Uruguai).

Virada Cultural 2018
Teatro, Exílio e Resistencia Política no Uruguai

Voltar para o início Teatro, Exílio e Resistencia Política no Uruguai

Programa

Debate com integrantes do Grupo de Teatro Ponto de Partida de Minas Gerais, que através da pesquisa para a montagem do espetáculo Vou Voltar, debruçaram sobre a questão dos refugiados a partir de exílio do grupo de teatro mais antigo da América Latina o El Galpón do Uruguai, que durante a ditadura militar foi decretado ilegal, seu teatro e todos os seus bens foram confiscados, proibidos de atuar, seus atores e diretores presos e torturados.

Soltos por pressão internacional, parte do grupo pediu asilo na embaixada mexicana e se refugiou no México, onde permaneceu por nove anos. O inusitado é que, mesmo exilados, eles se mantiveram em atividade como grupo de teatro. Cortaram o México de ponta a ponta fazendo espetáculos e apresentaram-se em 17 países. Depois de cada apresentação, denunciavam a situação política do Uruguai e da América Latina e construíram uma rede de solidariedade.

O espetáculo Vou Voltar está fincado numa extensa pesquisa teórica e de campo. fala sobre as questões das tantas fronteiras que nos catalogam e nos impedem de transitar, o medo, a perda da identidade, o acolhimento, a rejeição, a coragem, a violência, as opções políticas e econômicas que impelem milhares e milhares de seres humanos a deixar suas casas e buscar refúgio, onde "ser possível viver" ainda seja um território alcançável, também quer prestar uma homenagem aos milhares de artistas que foram perseguidos ao longo da história e se mantiveram firmemente ancorados às suas convicções, à poesia e a beleza, ao compromisso de reinventar e recontar a vida.
(Crédito: Divulgação)


 

Palestrantes

Regina Bertola

Regina Bertola

Diretora e drmaturga.
(Foto: Rodrigo Dai)

Pablo Bertola

Pablo Bertola

Músico e arranjador.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Júlia Medeiros

Júlia Medeiros

Atriz.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Data

19/05/2018 a 19/05/2018

Dias e Horários

Sábado, das 14h às 15h30.

*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis