Atividades

A história e as características de um gênero teatral híbrido

Teatro musical no Brasil

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Programa

Tradição brasileira ou modismo importado? Instrumento de crítica social ou espetáculo alienante? Produção contracultural ou “galinha dos ovos de ouro” da indústria cultural? Cultura erudita ou popular? O ciclo pretende traçar um panorama geral do rico, vasto e heterogêneo teatro musical brasileiro, enfocando três de seus formatos e suas especificidades: o Teatro de Revista, o teatro político dos anos 60 e 70 e o modelo Broadway, que tomou os palcos brasileiros nos anos 2000. 

 

 

22/05 – O Teatro de Revista

A palestra abordará a produção do Teatro de Revista mais expressiva no Brasil, desde Arthur Azevedo, com suas revistas de ano, até os anos de 1960. Estará dividida nos seguintes tópicos: o que é teatro de revista (origens francesas, estruturas e modificações); a dramaturgia do teatro de revista com seus tipos fixos; a música no teatro de revista; a trajetória do teatro de revista no Brasil; a revista carnavalesca ou o formato brasileiro; Cômicos e Vedetes; o espetáculo espetacular (grandes empresários); a era dos shows e a chamada “decadência”.
Com Neyde Veneziano.

 

26/05 – Teatro musical e político no Brasil dos anos 60 e 70

O que devemos guardar do pródigo teatro musical feito no Brasil das décadas de 1960 e 1970? Que sugestões podem ser aproveitadas para a criação de novas peças do gênero, hoje? A aula procura responder a essas perguntas, percorrendo a produção daquelas décadas e refletindo sobre os textos e espetáculos que fustigaram o regime autoritário com humor e música. 

 

Fernando Marques apresenta um panorama dos musicais de 1960 a 1983, destacando a fase de 1964 a 1979 – de Opinião a O rei de Ramos. Discute as ideias estéticas que circularam naquelas décadas. Por fim, examina oito peças especialmente representativas: Opinião; Liberdade, liberdade; Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come; Dr. Getúlio, sua vida e sua glória; Arena conta Zumbi; Arena conta Tiradentes; Gota d’água e O rei de Ramos. 

 

29/05 – A adaptação de musicais norte-americanos para os palcos brasileiros

A aula abordará as origens do teatro musical modelo Broadway e comparações com o modelo brasileiro; características e linguagens de encenações; o lado popular e a popularização do musical americano; termos e conceitos necessários à compreensão do musical norte-americano; os gêneros musicais (burlesco, cabaré, ópera, opereta, burleta, musical americano etc.); o libreto e as canções originais; o breve histórico sobre a “invasão norte-americana” em palcos brasileiros, a partir de My Fair Lady; o gosto do público e a indústria cultural; as franquias; as livres adaptações; a distinção entre arte e entretenimento; a preparação de atores: o canto brasileiro e o belting; os grandes diretores e seus tradutores.

Com Neyde Veneziano.

 

 

(Foto: Arena Conta Zumbi2 (FUNARTE-Cedoc))

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Neyde Veneziano

Neyde Veneziano

Diretora Teatral premiada, autora de livros sobre teatro, Livre Docente em Artes (Teatro) pela ECA/USP e Professora Doutora do Instituto de Artes da UNICAMP. (Foto: Acervo pessoal)

Fernando Marques

Fernando Marques

Professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB, jornalista, escritor e compositor. Autor do livro "Com os séculos nos olhos: teatro musical e político no Brasil dos anos 1960 e 1970" (Perspectiva). (Foto: Raquel Pellicano)

 

Data

22/05/2015 a 29/05/2015

Dias e Horários

Terça e sextas, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

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