Teoria e Prática da Filmagem com Equipamentos Portáteis no Cinema
Voltar para o inícioPrograma
Filmando com equipamentos de maior portabilidade, câmeras e refletores como leds ou kits com lâmpadas tungstênio ou HMI, a equipe técnica e artística envolvida deve planejar seu projeto dentro dos mesmos parâmetros de uma filmagem com maiores recursos.
A reunião de conceito com o diretor, a discussão da fotografia com o produtor executivo e com a direção de arte, a escolha do equipamento e os testes nas locações, tudo deve ser estudado para o máximo aproveitamento da qualidade e rapidez no set com o mínimo de luz artificial no ambiente.
Exercícios práticos de iluminação realizados pelos alunos, utilizando conceitos propostos, trabalhando a cor, o contraste e a latitude da imagem, serão filmados com equipamentos leves, de grande portabilidade, para dar forma à instrumentalização do curso.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Kátia Coelho)
Palestrantes
Kátia Coelho
Realizadora & diretora de fotografia. Nascida em São Paulo, foi a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa metragem no Brasil, se formou em audiovisual na USP. Foi Professora de Direção de Fotografia - do básico à especialização - na mesma universidade por 7 anos. Fez sua dissertação de Mestrado em Fotografia Cinematográfica – “Kiriê ou O Início do Caos e Tônica Dominante — Cinema sem Palavras”. Recebeu, por seu trabalho no cinema, como diretora de fotografia, mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles, Festival de Brasília, Gramado, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o KODAK VISION AWARD-Los Angeles com o longa metragem Tônica Dominante. Produziu e Roteirizou o longa-metragem Terra de Ciganos, em lançamento. Produziu os premiados filmes Afonso é uma Brazza e Dulcina. Faz workshops e palestras por todo Brasil, on line e presencial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/01/2019 a 24/01/2019
Dias e Horários
Segunda a Quinta, 10h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.