Atividades

Estratégias comunitárias para possibilitar as condições para o desenvolvimento integral das pessoas

Territórios Educativos

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
A ideia de "territórios educativos" volta-se para todos os que vivem num determinado espaço, mas têm especial foco nas crianças, adolescentes e jovens.
Compreende-se que um lugar bom para as crianças e jovens, é melhor para todos.

Os principais agentes envolvidos no processo são as escolas, as organizações que compõem o sistema de garantia de direitos e os agentes da cultura, da comunicação e do lazer. Quando o território em questão é uma cidade, cujo planejamento passa a ser orientado pela intenção de educar, então, fala-se em cidade educadora.

A visão que sustenta esta estratégia é a da educação integral, que vem ganhando força no Brasil na última década, orientando programas de governo nos três níveis da administração pública, pesquisas acadêmicas e projetos de iniciativa comunitária.

A proposta é que a realização de uma tarefa tão complexa exige a integração de vários agentes em torno de um projeto comum, projeto este que pode transformar territórios em bairros, cidades ou comunidades que têm objetivos educacionais, visões e estratégias comuns.

Neste encontro são apresentadas algumas experiências de territórios educativos: estratégia voltada para a coordenação dos diferentes espaços e agentes de um lugar para garantir as condições para o desenvolvimento dos indivíduos em todas as dimensões - intelectual, afetiva, física, social, ética.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgacao Cidade Escola Aprendiz)

Palestrantes

Helena Singer

Helena Singer

Socióloga, consultora do Centro de Referências em Educação Integral, é doutora pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Unicamp. 
(Foto: Divulgacao)

Bibliografia

SINGER, Helena (org.). Territórios educativos: experiências em diálogo com o Bairro-escola, São Paulo: Moderna/Cidade Escola Aprendiz, 2015, dois volumes.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 [Versão original: Frames of Mind: TheTheory of Multiple Intelligences, 1983].
HECTH, Yaacov. Educação democrática: o começo de uma história. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2016. [versão original: Democratic education: A Begining of a Story.]
MARTINS, Angela Maria Souza Martins; BONATO, Nailda Marinhho da Costa (Org.). Trajetórias Históricas da Educação. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. p. 100-103.
MOLL, Jacqueline (org.). Caminhos da Educação integral no Brasil. Direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Vol. 1. Para um novo senso comum: a ciência, o direito, a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, 31(3): 443-466, set-dez, 2005.

Data

24/10/2016 a 24/10/2016

Dias e Horários

Segunda, 14h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira

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