Atividades

O uso das TICs por crianças e adolescentes

TIC Kids Online Brasil e TIC Educação

Voltar para o início TIC Kids Online Brasil e TIC Educação

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Cetic.br  (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) é um departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), ligado ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil).

Tem a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação no Brasil, além de atuar na capacitação em pesquisas TIC e no compartilhamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento da sociedade da informação. Duas de suas pesquisas têm como foco crianças e adolescentes.

A TIC Kids Online Brasil investiga os usos que meninos e meninas de 9 a 17 anos de idade fazem da Internet. Seu objetivo principal é mapear possíveis riscos e oportunidades on-line.

A pesquisa TIC Educação busca investigar o uso e a apropriação de dispositivos digitais e da Internet em escolas públicas e privadas, de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em áreas urbanas brasileiras, com ênfase para a inserção dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

A investigação ouve alunos, professores de português e matemática do ensino fundamental e médio, coordenadores pedagógicos e diretores. Nesta apresentação, são debatidos os dados mais recentes das duas pesquisas, bem como os avanços e desafios observados na inclusão digital dos mais jovens, a partir da análise das séries históricas dos indicadores levantados pelo Cetic.br.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Daniela Costa

Daniela Costa

Doutora em Educação e mestre em Comunicação e semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora das áreas de linguagem, tecnologias e educação, atualmente coordena a pesquisa TIC Educação, no Cetic.br.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Doretto

Juliana Doretto

Analista de informação no Cetic.br. Especializada em infância e mídia, tem doutorado pela Nova de Lisboa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/11/2016 a 09/11/2016

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora