Trajetórias de autoidentificação através das assexualidades
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O objetivo do encontro é compreender as trajetórias de autoidentificação de indivíduos assexuais, com destaque para suas interações sociais na escola durante os anos da educação básica.
Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de natureza qualitativa e de perspectiva sociológica, que se insere nos estudos de diversidade sexual no âmbito escolar, sob a ótica de gênero.
A assexualidade é compreendida como forma de viver a sexualidade caracterizada pelo desinteresse pela prática sexual, que pode ou não ser acompanhado pelo desinteresse por relacionamentos amorosos.
O desinteresse sexual/amoroso - construído social, histórica e culturalmente como transtorno psicológico ou fisiológico - tem sido ressignificado, a partir do início do século XXI, como forma distinta e legítima de sexualidade, situada no espectro mais amplo da diversidade sexual.
A emergência de comunidades assexuais virtuais, com vários graus de mobilização em diferentes países - inclusive no Brasil - tem dado visibilidade a esta categoria e contribuído para fomentar a discussão e os estudos sobre a assexualidade
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Bandeira da assexualidade)
Palestrantes
Elisabete Regina de Oliveira
Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora nos campos de sexualidade, relações de gênero, educação sexual e juventude.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/03/2017 a 16/03/2017
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.