Atividades

Três épocas de um Brasil que viu surgir a televisão em preto e branco, cores e digital.

TV em 3 Tempos

Voltar para o início TV em 3 Tempos

Programa

Segundo o pesquisador Elmo Francfort, o estudo da expansão da televisão no Brasil é instigante como gerador de análises sobre a sociedade brasileira, abarcando temas como o cinema, o teatro, os costumes, a crítica, entre outros. No seu livro "Televisão em 3 Tempos: Três épocas de um Brasil que viu surgir a televisão em preto e branco, cores e digital", recém lançado pela Editora In House em parceria com a Associação Pró-TV, ele discute um conjunto de questões relacionados a tais questões, destrinchados a partir dos marcos de 1950, 1972 e 2007.
 
O trabalho traz também a grade de programação de cada período e uma entrevista exclusiva com Vida Alves, presidente da Pró-TV, e pioneira da televisão no Brasil. O prefácio é escrito pelo crítico de TV, José Armando Vannucci e a apresentação pelo consultor da USP e da Rede Globo, Mauro Alencar.
 
O autor estruturou o livro de uma forma interativa, de modo que o leitor é quem escolhe o que pretende ler e a forma como quer exercer a leitura. Esse caráter aproxima boa parte do livro dos “almanaques”, de forma independente, o leitor poderá ver apenas os capítulos temáticos que interessar.
 
Nessa palestra, Elmo Francfort, discorre sobre a pesquisa que resultou nesta obra, que traça um panorama geral de três épocas históricas da televisão brasileira, abordando de forma inédita a trajetória e a implantação da TV em cores e da TV digital no Brasil.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de novembro, às 14h, pela Internet ou na unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto principal: Acervo Pró-TV)

Palestrantes

Elmo Francfort

Elmo Francfort

Radialista e jornalista, bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Comunicação Empresarial e Institucional, tendo cursado Museologia; Marketing Cultural e Estratégias e Planejamento de Marketing.

Bibliografia

ABREU, Rogério. Design na TV: Pensando Vinheta. São Paulo: Schoba, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BUCCI, Eugênio. Brasil em Tempo de TV. São Paulo: Boitempo, 1996.
CABRERA, Antonio Carlos. Mofolândia: O Almanaque dos Anos 40, 50, 60, 80, 90. São Paulo: Panda Books, 2005.
CASTRO, José de Almeida. Tupi: Pioneira da Televisão Brasileira. Brasília: Fundação Assis Chateaubriand, 2000.
Dicionário da TV Globo. Vol.1: Programas de Dramaturgia & Entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
DUARTE, Marcelo. O Livro das Invenções. São Paulo: Companhia nas Letras, 2005.
ESQUENAZI, Rose. No Túnel do Tempo: Uma Memória Afetiva da Televisão Brasileira. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
FISHER, David e FISHER, Marshall Jon. Tube: The Invention of Television. Washington D.C: Counterpoint, 1996.
FRANCFORT, Elmo. Av. Paulista, 900: A História da TV Gazeta. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Coleção Aplauso), 2010.
GONÇALVES, Marcos Augusto (org.). Pós-tudo: 50 Anos de Cultura na Ilustrada. São Paulo: Publifolha, 2008.
Guia Ilustrado TV Globo: Novelas e Minisséries. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
MATTOS, David José de Lessa Mattos. Pioneiros do Rádio e da TV no Brasil: Depoimentos à Pró-TV de: Álvaro de Moya, César Monteclaro, Dias Gomes, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), Lima Duarte, Marcos Rey e Walter Avancini. São Paulo: Códex, 2004.
MELLO, José Marques de. Televisão Brasileira: 60 Anos de Ousadia, Astúcia, Reinvenção. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco Metodista / Globo Universidade, 2010.
MORAIS, Fernando. Chatô: O Rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MOYA, Álvaro de. Gloria in Excelsior: Ascensão e Queda do Maior Sucesso da Televisão Brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Coleção Aplauso), 2004.
ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões e RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: História e Produção – 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: Manual de Telejornalismo. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PEREIRA, Paulo Gustavo. Almanaque dos Seriados: Lembranças e Curiosidades das Séries de TV Mais Divertidas de Todos os Tempos. São Paulo: Ediouro, 2008.
PRADO, Magaly. História do Rádio no Brasil. São Paulo: Da Boa Prosa, 2012.
Rede Record: 45 Anos de História. São Paulo: Antônio Bellini, 1999.
REIMÃO, Sandra. Em Instantes: Notas sobre a Programação da TV Brasileira (1965-1995). São Paulo: Salesianas/Cabral, 1997.
SILVESTRE, J. Como Vencer na Televisão. Rio de Janeiro: Record, 1977.
SOUTO MAIOR, Marcel. Almanaque da TV Globo. São Paulo: Globo, 2006.
TASSINARI, Geraldo. Eu Vivi a Minha Vida: A saga de João Jorge Saad – O  Grande Empreendedor. São Paulo: Grupo Bandeirantes de Comunicação, 2002.
TAVARES, Reynaldo C.. Histórias Que o Rádio Não Contou: Do Galena ao Digital, Desvendando a Radiodifusão no Brasil e no Mundo – 2ª ed. São Paulo: Harbra, 1999.
WALLACH, Joe. Meu Capítulo na TV Globo.  Rio de Janeiro: Top Books, 2011.
XAVIER, Ricardo e SACCHI, Rogério. Almanaque da TV: 50 Anos de Memória e Informação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
 

Data

11/12/2014 a 11/12/2014

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora