Atividades

Um mergulho no campo de conhecimento e investiga peculiaridades da sociedade brasileira.

Uma Sociologia da vida cotidiana

Voltar para o início Uma Sociologia da vida cotidiana

Programa

“O foco e a temporalidade da observação sociológica deslocaram-se para a vida cotidiana, para os processos microssociais, para o que muitos consideram, equivocadamente, o irrelevante. Minha orientação teórica tem sido a de passar ao largo desse desdém e buscar os liames entre as estruturas sociais profundas e datadas, duradouras, ocultas, e suas expressões no cotidiano, ordinário e banal. Esse é, de certo modo, um tema de Claude Lévi-Strauss, em Antropologia Estrutural, especialmente no capítulo sobre ‘História e etnologia’. Porém, na orientação lefebvriana, é preciso reencontrar a historicidade da ação e da práxis nas invisibilidades a que foi relegada e em que se refugiou. A sociedade contemporânea caracteriza-se por uma nova pobreza, a pobreza de esperança que advém da redução do tempo da vida social ao agora, ao viver por viver, ao sobreviver. Um reencontro da historicidade social é possível, como é possível a reconciliação da sociedade com a esperança que já teve e já não tem”.
 
Neste livro, conforme se depreende do trecho acima, o sociólogo José de Souza Martins faz um mergulho neste campo de conhecimento e investiga peculiaridades da sociedade brasileira, particularmente sobre as Ciências Sociais dentro e fora da sala de aula, a desigualdade social, a cultura popular e a língua que falamos. Neste lançamento, o autor apresenta a obra e as referências de seu quadro teórico e analítico, que marcam um ponto de inflexão na sociologia brasileira. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de outubro, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo. 
 
(Foto principal: Reprodução)
 

Palestrantes

José de Souza Martins

José de Souza Martins

Sociólogo pela USP, Professor Emérito da FFLCH, Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simon Bolivar da Universidade de Cambridge (1993-1994), membro da Junta de Curadores ido Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (Genebra, 1996-2007). Foi membro do Conselho Superior da Fapesp (2007-2019). É Pesquisador Emérito do CNPq. Entre outros livros, autor de O Cativeiro da Terra, A Chegada do Estranho, A Sociabilidade do Homem Simples, A Aparição do Demônio na Fábrica, As Duas Mortes de Francisca Júlia, A Chegada do Estranho, Sociologia do Desconhecimento, Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-Escravista. Membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

12/11/2014 a 12/11/2014

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.