Atividades

Timbres e sonoridades da música cigana

Universo sonoro cigano

Voltar para o início Universo sonoro cigano

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A música dos ciganos é tão variada quanto os grupos ciganos.  Alguns estilos são conhecidos mundialmente, como o jazz manouche, o flamenco e a música húngara romani. Contudo, a riqueza de estilos musicais e gêneros e a ausência de um denominador comum à música Romani dificulta a definição do que se conhece como Música Cigana (Romani). 
Além de ser importante ocupação profissional, a música é essencial na vida social de muitas comunidades ciganas, desempenhando um importante papel internamente, como em celebrações e festas.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Pixabay CC0 Public Domain)

Palestrantes

Renato Ianovich

Renato Ianovich

(Renato Cigano), acordeonista de origem romani matchuaia (Sérvia). Já acompanhou várias artistas da música brasileira como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Alceu Valença, Moraes Moreira e Dominguinhos. Como instrumentista tocou ao lado de Yamandú Costa, Alessandro Penezzi, Proveta, Sivuca, Hermeto Pascoal, Oswaldinho e outros artistas.
(Foto: Acervo pessoal)

Ricardo Marcelo Luiz

Ricardo Marcelo Luiz


(Marcelo Cigano), acordeonista autodidata de origem cigana. Em 2013 lançou seu primeiro CD intitulado "Influência do Jazz", com direção de Oliver Pellet e participações de Hermeto Pascoal e Toninho Ferragutti, entre outros. 
(Foto: Acervo Pessoal)


Murillo Da Rós

Murillo Da Rós

Instrumentista e compositor, iniciou sua carreira estudando diversas vertentes da música universal, especialmente o violão flamenco. Indicado para o 24º Prêmio da Música Brasileira, lançou 4 CDs e 2 DVDs, realizando várias apresentações nos principais palcos do país ao lado de ícones da MPB como Gilson Peranzzetta e Badi Assad. Entre as principais realizações está o CD Murillo Da Rós & Orquestra à base de Sopro de Curitiba, o Festival "Terem Crossover" na Rússia e o Festival "Villa Celimontana" em Roma.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/12/2016 a 16/12/2016

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora