Atividades

A prática sambística dos engraxates paulistanos na primeira metade do século XX.

Vai graxa ou samba, senhor? Música dos engraxates paulistanos

Voltar para o início Vai graxa ou samba, senhor? Música dos engraxates paulistanos

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


 


Por meio de fonte policial, processual, crônicas, reportagens e depoimentos orais, a pesquisa trata da relação dos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo, durante a primeira metade do século XX. Sujeitos ecléticos que se relacionavam com os mais diferentes estratos sociais, os lustradores de sapatos ocupavam as ruas paulistanas desde meados do século XIX e criaram, ao longo do tempo, uma forte imbricação com a cultura musical da cidade. As rodas de samba organizadas informalmente por estes pequenos trabalhadores nas esquinas, praças e largos, nos momentos de intervalo entre um cliente e outro, eram bastante reprimidas, mas muitos comuns na paisagem urbana do período. A prática contribuiu na formação de uma geração de sambistas paulistas e na consolidação do samba em São Paulo. 


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Fique por dentro.

Palestrantes

André Augusto de Oliveira Santos

André Augusto de Oliveira Santos

Doutorando e Mestre em História Social pela (FFLCH-USP). Sua dissertação foi premiada em primeiro lugar no Concurso Sílvio Romero de Monografias (2015), promovido pelo Iphan-CNFCP e recebeu menção honrosa no Prêmio História Social Dissertações (2015-2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/12/2015 a 10/12/2015

Dias e Horários

Quinta, 15h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora