Atividades

O conceito de obra de arte em Walter Benjamin, a arte e o nosso lugar no mundo

Walter Benjamin, Leituras

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Programa

Walter Benjamin (1892-1940) pode ser considerado como um dos principais pensadores do século XX. Ele é um dos autores mais estudados atualmente, dentre os que compuseram o grupo que ficou conhecido como a “Escola de Frankfurt”, todos adeptos da filosofia crítica. Benjamin formulou uma série de conceitos que até hoje nos ajudam a refletir sobre as artes, a política e o nosso lugar no mundo. Como teórico da estética e das artes, ele cunhou conceitos como o de obra de arte aurática , a sua superação moderna, a obra pós-aurática. Desenvolveu também, uma teoria sobre a relação entre a tecnologia e as artes e pensou em uma “segunda técnica”, que seria redentora e não espoliadora da natureza externa e interna ao ser humano. Teorizou o tema do colecionismo e da citação, adiantando dois dispositivos centrais nas artes e na arquitetura da segunda metade do século XX. Esses encontros fazem parte do projeto Clube da Leitura, que acontece em algumas unidades do Sesc SP. Pretende-se aqui oferecer a oportunidade de uma leitura e reflexão sobre o conceito de obra de arte em Walter Benjamin, nesse sentido, é necessária a disposição do participante em ler antecipadamente os textos indicados abaixo.



(Foto: divulgação)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Bibliografia

Programa de leituras*:

13/5 - Capítulo “A obra de arte”, do livro “O conceito de crítica de arte no romantismo alemão”.

25/5 - Artigo “Pequena história da fotografia” (1931), do livro “Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura”. 

10/6 – Ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1936) I, do livro de mesmo nome.

24/6- Ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” (1936) II, do livro de mesmo nome.

 

* para melhor desenvolvimento das aulas, é necessário que o participante leia os textos previamente indicados antes de cada encontro.

 

Bibliografia:

 

BAUDELAIRE, CHARLES. A modernidade em Baudelaire, trad. Suely Cassal, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

BENJAMIN, WALTER. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, tradução, introdução e notas Márcio Seligmann-Silva, São Paulo: Iluminuras/ EDUSP, 1993. (Coleção Biblioteca Pólen).

BENJAMIN, WALTER. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura, tradução de Sérgio Paulo Rouanet, revisão técnica de Márcio Seligmann-Silva, São Paulo: Brasiliense, 8a. ed. revista, 2012. 

BENJAMIN, WALTER. Rua de mão única, tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa, revisão técnica Márcio Seligmann-Silva, 6a. Ed., São Paulo: Brasiliense, 2012. 

BENJAMIN, WALTER. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, organização, revisão de tradução e apresentação M. Seligmann-Silva;  trad. Gabriel Valladão Silva, Porto Alegre: L&PM, 2013.

 

Data

13/05/2015 a 24/06/2015

Dias e Horários

Segunda e quartas, 15h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

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