Notícias

2ª Semana de Formação, Cultura e Trabalho - 2018
Discussões sobre a formação e qualificação dos profissionais da cultura.

2ª Semana de Formação, Cultura e Trabalho - 2018

O Sesc São Paulo, em parceria com a  Muriçoca Multimídia, realizou entre os dias 16 e 18 de outubro a 2ª Semana Formação, Cultura e Trabalho.

O seminário promoveu o diálogo entre artistas, produtores, educadores, gestores e profissionais com ampla experiência de atuação em atividades relacionadas à cadeia de produção artística e cultural, discutindo sobre o atual cenário da qualificação e do trabalho na área, enumerando desafios, iniciativas e propostas para ampliar a formação neste campo.

O investimento na formação e qualificação dos profissionais da cultura parece ser um dos pontos chave para potencializar o papel deste setor produtivo como eixo de desenvolvimento para cidade e para o país, não somente no campo estético e conceitual, mas também considerando o potencial da cultura para a cidadania, o desenvolvimento econômico e territorial urbano. Neste sentido, nada mais vital e oportuno que propiciar um espaço para promover o pensamento, a troca cultural e artística e a proposição de ações de formação profissional na área da cultura.

A programação contemplou painéis - o primeiro acerca da "Educação e dinâmica social (entrelaces entre cultura e educação)", o segundo sobre "Formação, política cultural e desenvolvimento" e o terceiro acerca do "Fomento, formas de financiamento e seu impacto no campo da formação cultural"; a mesa "Experiências e desafios para formação livre na área cultural"; e debates, que contemplarão a discussão do cenário e das perspectivas para formação específica nas áreas de Audiovisual, Circo, Dança e Teatro, sob a coordenação de Wilq Vicente.

Confira:

Painel 1 | Educação e dinâmica social (entrelaces entre cultura e educação) – Com Carlos Augusto Calil



 

Painel 2 | Formação, política cultural e desenvolvimento - Com Isaura Botelho



 

Painel 3 | Fomento, formas de financiamento e seu impacto no campo da formação cultural - Com Albino Rubim



 

Mesa | Experiências e desafios para formação livre na área cultural - Com Ivam Cabral, Tammy Weiss e Rosana Catelli (mediação)



 

Mesa 1 | Audiovisual – Com Daniela Pfeiffer, Jorge Guedes e Esther Hamburger (mediação)



 

Mesa 2 | Circo - Com Viviane Rabelo Muñoz e Viviane Tapia



 

Mesa 3 | Dança - Com Firmino Pitanga, Lu Favoreto e Gal Martins (mediação)



 

Mesa 4 | Teatro - Com Lígia Cortez, Luiz Fernando Marques e Élder Sereni (mediação)