Notícias

Curso Sesc Gestão Cultural 2019/2020
Inscrições ocorrem entre os dias 10 de Abril e 10 de Maio de 2019

Curso Sesc Gestão Cultural 2019/2020

No período de agosto de 2019 a maio de 2020, o Curso Sesc de Gestão Cultural abordará temas como políticas culturais, gestão pública da cultura, legislação e direito cultural, planejamento, educação e mediação, organização de instituições culturais, economia da cultura, identidade e diversidades culturais, entre outros.

O curso é dirigido à qualificação de gestores culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Entre os destaques do curso, estão:
• a dinâmica, que concilia aulas teóricas, compartilhamento de ferramentas e vivências em contextos culturais;
• colaboradores que atuam como gestores, pesquisadores e professores de universidades e organizações brasileiras do campo da cultura;
• a oportunidade de conhecer as ações e os programas do Sesc na gestão dos seus equipamentos culturais e de suas unidades operacionais.

Baixe aqui a matriz do Curso.

Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver processos de qualificação para a gestão no campo da cultura e das artes.

Objetivos Específicos:
• Desenvolver um processo formativo de caráter transversal, que articule os campos teórico e metodológico da gestão cultural;
• Possibilitar a articulação entre as realidades político-institucionais mais amplas e o contexto local;
• Qualificar as capacidades de interpretação e atuação em processos de gestão cultural;
• Dispor os espaços institucionais do Sesc e seu saber-fazer como contexto de vivência, experimentação e produção de conhecimento.


Público
Gestores culturais e profissionais do campo da cultura que atuam em organizações públicas, nos diferentes níveis de governo, e instituições privadas, bem como representantes da sociedade civil organizada na área da cultura.

Conteúdo Programático
A matriz curricular está composta por três eixos: Aportes Teóricos, Ferramentas e Vivências. Em cada um deles, objetiva-se:

1) Aportes Teóricos: Propiciar o contato com teorias relacionadas ao campo cultural, trazendo elementos que possam auxiliar na interpretação do contexto no qual o gestor trabalha.

2) Ferramentas: Favorecer a conexão entre teoria e prática, tendo em vista as etapas de planejamento, realização e avaliação de projetos e ações culturais, por meio de análises da realidade, apresentação de metodologias e resultados de pesquisas, bem como processos de trabalho coletivos e colaborativos.

3) Vivências: Proporcionar o contato com experiências que ilustram a articulação entre os aspectos teóricos e metodológicos e as realidades por meio de estudos de caso, laboratórios, oficinas e visitas guiadas a diversos espaços.


Metodologia
O curso está organizado de forma a estimular a abordagem transversal no campo teórico e, principalmente, no prático. Em seu conjunto, trata-se de oferecer aos participantes informações, orientações e vivências para a construção de um conhecimento reflexivo, para o estabelecimento de uma relação que propicie a circulação de ideias e debate em torno dos temas da gestão cultural. Serão utilizadas metodologias de ensino tais como:

- Aulas expositivas e dialogadas, com seminários e debates;
- Realização de diagnósticos e pesquisas;
- Atividades práticas, individuais e/ou em grupo (oficinas, laboratórios, estudos de caso, participação em seminários e palestras, visitas técnicas, rodas de conversas e vivências).

Essas atividades serão conduzidas por gestores, pesquisadores e professores de universidades e instituições culturais, procurando destacar aspectos analíticos e críticos na construção de saberes e práticas sobre a gestão cultural. O sistema de avaliação será realizado ao longo do processo por meio de acompanhamento conduzido por tutores, envolvendo o corpo docente e discente, desdobrando-se na elaboração de Seminários Temáticos.

Transversalidade
A transversalidade se modela pela interação das áreas de saber na matriz do curso, cuja efetivação se dá por meio da cooperação e do diálogo. Cada módulo e seus respectivos conteúdos foram pensados de modo integrado, mantendo-se preservadas a autonomia e a especificidade de seus métodos, de seus conceitos e epistemologias. O propósito transversal pressupõe a articulação entre o objeto de conhecimento e o projeto de investigação ou plano de ação, oferecendo, ao mesmo tempo, um ensino sintonizado com as questões de ordem social, política e econômica. As relações existentes entre os três eixos da matriz curricular implicam no desenvolvimento do potencial de elaboração teórica articulado à capacidade de ação prática, ao dimensionar de modo relacional os conceitos e a prática cultural.


Infraestrutura Física
O curso será realizado no Centro de Pesquisa e Formação. Haverá, também, trabalhos de campo em Unidades do Sesc e outras instituições.


Seminários Temáticos
Os Seminários Temáticos serão desenvolvidos ao longo do processo formativo, com auxílio dos professores e pesquisadores do Centro de Pesquisa e Formação e apresentados no final do curso.


Carga horária
- Aportes teóricos: 177 horas
- Ferramentas: 45 horas
- Vivências: 90 horas
- Seminários Temáticos: 39 horas presenciais e 120 horas não presenciais
- Apresentações, Rodas de Conversa, Avaliações: 9 horas
- Carga horária total: 480 horas


Duração e horários
- Período: de agosto de 2019 a maio de 2020, contemplando todas as etapas até a apresentação dos Seminários Temáticos.
- Carga horária por turno: dois encontros semanais, das 14h às 21h30 às sextas-feiras; e  das 10h às 17h30 aos sábados.

O Sesc concederá certificado ao participante que tiver concluído com êxito os conteúdos teóricos, as atividades práticas e a apresentação do Seminário Temático, assegurando a frequência mínima desejada e a regularidade do pagamento.

Cronograma do Processo de Seleção

Inscrições para o processo seletivo: 10 de abril a 10 maio de 2019 (mediante preenchimento de ficha cadastral a partir da data de abertura das inscrições).

Divulgação dos selecionados para a entrevista presencial: 27 de junho e 28 de junho de 2019.

Entrevista presencial: 10 junho a 25 de junho de 2019.

Divulgação do resultado final: 1 de julho de 2019.

Matrículas: 2 a 16 de julho de 2019.

Início do curso: 2 de agosto de 2019.

Dúvidas e outras informações: gestaocultural@cpf.sescsp.org.br

(Ilustração: Mariana Waechter)