Notícias

Encontros com Guinga

Encontros com Guinga

Em dezembro, o Centro de Pesquisa e Formação recebe Guinga, respeitado compositor e violonista brasileiro, para uma série de três encontros. Ele compartilha com o público seus processos de criação e a experiência adquirida ao longo de décadas de trabalho.

O carioca Guinga, nascido Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, tem 65 anos e começou a compor ainda adolescente, aos 16. Por ter começado jovem, exibe um extenso currículo de parcerias de composição com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque, Nelson Motta e Francisco Bosco. Como violonista, já trabalhou acompanhando Beth Carvalho, João Nogueira, Cartola e Clara Nunes. 

Como músico, tem uma dezena de cds gravados, sendo que seu trabalho Rasgando Seda, em parceria com o Quinteto Villa-Lobos, recebeu indicação ao Grammy Latino 2012 na categoria Melhor Disco Instrumental. O disco foi lançado pelo Selo Sesc.

No vídeo abaixo, Guinga comenta um pouco sobre qual a importância da música para ele e o que o Guinga no começo da carreira difere do Guinga de hoje em dia. 

Continue lendo aqui a matéria sobre o recém-lançado Porto da Madama.