Notícias

Indicadores, hábitos culturais e políticas públicas de cultura
Pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Formação apresentam trabalho no IV Seminário Internacional Políticas Públicas de Cultura

Indicadores, hábitos culturais e políticas públicas de cultura

No dia 18 de outubro de 2013 foi apresentado no IV Seminário Internacional Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, o trabalho “Indicadores quantitativos, pesquisas sobre hábitos culturais e políticas públicas de cultura”, de autoria de Daniela Ribas Ghezzi e Rosana Elisa Catelli, pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. O evento reuniu estudiosos, pesquisadores e gestores do campo da cultura para refletir sobre a trajetória histórica desse campo no Brasil, assim como para discutir questões contemporâneas que envolvem as políticas culturais.

O texto apresentou um levantamento dos indicadores culturais existentes no Brasil, que foi realizado como parte de estudos e pesquisas do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. O trabalho é uma contribuição para o campo da Gestão Cultural, já que o conhecimento dos dados estatísticos existentes é fundamental para o diagnóstico das práticas culturais e, portanto, essenciais para a formulação de políticas de cultura adequadas à realidade sociocultural do país.

Ressaltou-se, também, a importância de pesquisas qualitativas a respeito dos hábitos e práticas culturais mais amplas da população, e não apenas sobre a frequência aos equipamentos culturais tradicionais e/ou legitimados. Para que os gestores culturais possam realizar pesquisas, diagnósticos situacionais e apresentar projetos de políticas públicas adequados à realidade cultural da população, é necessária a complementariedade entre informações quantitativas e qualitativas.

O artigo “Indicadores quantitativos, pesquisas sobre hábitos culturais e políticas públicas de cultura” pode ser lido na íntegra em nossa biblioteca virtual!

(Foto: Pixabay)