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Públicos da Cultura
Disponibilizamos várias publicações de pesquisadores, professores universitários e gestores que passaram pelo Encontro Internacional Públicos da Cultura

Públicos da Cultura

(Foto: Alexandre Nunis)

A compreensão das práticas ampliadas dos públicos da cultura é fundamental para planejar políticas culturais adequadas e reconhecer os direitos culturais dos variados públicos, garantindo o acesso, a fruição e o exercício da cultura. Para proporcionar um espaço de diálogo a respeito das práticas culturais na sociedade contemporânea, o Sesc em São Paulo realizou o Encontro Internacional Públicos da Cultura em novembro de 2013. Durante o seminário, a instituição apresentou a pesquisa “Públicos de Cultura”, realizada pelo Sesc em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que revela hábitos e práticas culturais dos brasileiros.

Assista aos debates do seminário!



Mas um tema tão complexo e atual não se esgota em um seminário e tem sido sempre pautado nas discussões no campo da cultura. Para contribuir com essa reflexão cotidiana, disponibilizamos diversas publicações de pesquisadores, professores universitários e gestores culturais que passaram pelo encontro. Todos os textos estão em nossa biblioteca virtual, um meio que encontramos de fazer o conteúdo circular também fora do nosso espaço físico e atingir os mais variados públicos. Confira a lista!

Algumas anotações e inquietações sobre a questão dos públicos de cultura
Relatoria do Encontro Internacional Públicos de Cultura, realizado em novembro de 2013, no Sesc Vila Mariana.Por José Márcio Barros, professor da PUC Minas e UEMG, além de coordenador do Observatório da Diversidade Cultural

Dos “públicos no plural” a uma pluralidade das concepções de públicos
Relatoria do Encontro Internacional Públicos da Cultura, realizado em novembro de 2013, no Sesc Vila Mariana. Por Cayo Honorato, pesquisador-colaborador do Grupo Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado, do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Extrato de “Construindo Demanda para as Artes do Espetáculo”
Por Alan Brown, pesquisador e consultor de gestão na indústria de artes WolfBrown, instituição norte-americana sem fins lucrativos que presta assessoria para projetos culturais

Comunicação museológica e públicos com deficiências: a percepção multissensorial do objeto cultural
Por Amanda Tojal, museóloga e consultora de Acessibilidade e Programas de Ação Educativa em Museus e Instituições Culturais.

O Louvre e seus públicos: partindo da construção de uma relação para atingir-se a criação de valor público
Por Anne Krebs, chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas do Museu Louvre (Paris)

Não existe o que chamamos de visitante: pesquisa, colaboração e transformação institucional
Por Carmem Mörsch, artista e educadora, é responsável pela área de pesquisa do Instituto de Arte e Educação, na Universidade de Artes de Zurique (Suiça).

Os públicos da cultura na infância e na adolescência: da mediação familiar a trajetórias cruzadas
Por Gilles Pronovost, doutor em sociologia e professor emérito do Departamento de Estudos em Lazer, Cultura e Turismo da Universidade de Québec (Canadá).

Dois dedos e neurônios: as práticas culturais dos jovens em regime multimídia
Por Sylvie Octobre, socióloga e pesquisadora do Départament des études, de la prospective et des statistiques (DEPS) do Ministério da Cultura e Comunicação da França.

O conhecimento das práticas culturais: medir, avaliar, comprenderPor Olivier Donnat, sociólogo do Départament des études, de lo prospective et des statistiques (DEPS) do Ministério da Cultura e Comunicação da França.

As práticas culturais: um ponto de partida para a investigação das experiências das audiências e dos públicos
Por Pedro Güell, doutor em Sociologia e professor de Sociologia da Universidade do Chile.

Geração de públicos culturais e internet, a experiência mexicana
Por Manuel Zavala, formado em Arquitetura é fundador e diretor do site Artes e História México, que recebeu prêmios internacionais e nacionais, com 120 mil acessos mensais em mais de cem países.

Tendências de evolução das práticas culturais dos portugueses no contexto europeu
Por Rui Telmo Gomes, doutor em Sociologia, compõe o conselho diretivo e é pesquisador permanente do Observatório de Actividades Culturais (OAC) de Portugal.

Como pensar a formação de públicos
Por Isaura Botelho, doutora em Ação Cultural e com pós-doutorado no Département des études, de la prospective et des statistiques (DEPS) do Ministério da Cultura e Comunicação da França. É consultora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Artistas da moda e antropólogos da cozinha: estilistas e chefes. Praticas culturais, tradições brasileiras e estilos de vida na globalização cultural
Por Maria Lucia Bueno Ramos, doutora em Ciências Sociais e com pós-doutorado no Instituto de Artes da Unicamp, na École des Hautes Études em Science Sociales e na Université Paris Est (Marne-La-Vallée).