Curso On-Line
1° Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social
Voltar para o início
Programa
Evento on-line latino-americano para encontro, reflexão e construção de redes sobre cinema e impacto social, voltado a produtores/as de impacto, diretores/as, organizações de formação, fundos e investidores de audiovisual. Correalização do Instituto Taturana (Brasil), Doccolab Acción (Colômbia), Ambulante (México) e Sesc São Paulo, com apoio do Perspective Fund, Global Impact Producers (GIPA), DocSociety e da Spcine.
Programação online [via Zoom - tradução ES | PT | EN]
22/6 - Quarta-feira
10h30 - 11h - ABERTURA DO FÓRUM
Com representantes do Sesc São Paulo, Taturana, Doccolab, Ambulante, Spcine.
11h - 13h - Painel 1 - Os desafios para construir narrativas de mudança social.
Estudo de caso do longa-metragem documentário “Limiar” (Rodrigo Díaz Díaz, BR), “Hasta los dientes” (Merle Illiná, MX), “Do outro lado” (Gustavo León, COL). Mediação: Rodrigo Antonio (Taturana, BR)
23/6- Quinta-feira
10h30 - 13h - Painel 2 - Estratégias de distribuição focada em impacto social
Estudos de caso de “Espero tua (re)volta” (Mariana Genescá, BR), “¿Qué les pasó a las abejas?” (Paola Stefani, MX), “Sementes: Mulheres Negras no Poder” (Éthel Oliveira, BR). Mediação Maria Inés (Ambulante, MX).
24/6 Sexta-feira
10h30 - 13h - Painel 3 - Ecossistema de cinema e impacto social na América Latina
Fundos e institutos que integram o ecossistema de cinema e impacto social com pesquisas, fomento e na articulação de atores sociais, dialogam sobre estratégias para fortalecer o campo da mobilização e impacto social numa perspectiva do sul global.
Participantes: Open Society (Bruno Duarte - BR), Deutsche Welle (Maria José Roman – DE), Doc Society (Vanessa Cuervo - COL), IRIS (Graciela Selaimen) e Perspective Fund (Denae Peters). Mediação Daniela Fernandes (Taturana, BR)
25/6 - Sábado
10h30 - 13h - Painel 4 - Caminhos para produção de impacto na América Latina, articulação de redes, partilha de metodologias e ferramentas de ação em uma sessão interativa e dialogada com o público.
Participantes: Marcela Lizcano (Doccolabs Acción, COL), María Inés Roque (Ambulante, MX), Carol Misorelli (Taturana, BR) e Michelle Plascencia (GIPA, MX)
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes
Bruno Duarte
Oficial de Programa para América Latina da Open Society Foundation.
(Foto: Acervo Pessoal)
Carol Misorelli
Cofundadora da Taturana, mestre em antropologia visual e pós graduada em história da África. Foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias de distribuição de impacto de filmes como: Sem Pena (2015), ParaTodos (2016), Chega de Fiu Fiu (2018), Espero tua (re)volta (2019), Sementes: Mulheres Pretas no Poder (2020).
(Foto: Acervo Pessoal)
Daniela Fernandes
Formada em Direito pela UCSAL e estudou Cinema e Audiovisual na UFRB. Cineclubista, trabalha nos campos da produção executiva, distribuição e articulação de parcerias, em diversos projetos de produtoras baianas, tais como o longa “Café com canela”. Cofundadora do NordesteLAB, e desde 2017 está a frente da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. Associada do Instituto Taturana.
(Foto: Dimas)
Ethel Oliveira
Co-diretora do filme “Sementes” com Júlia Mariano. Coordenou a campanha de impacto conjuntamente com a equipe da Taturana, responsável pela distribuição de impacto do filme com a Embaúba Filmes. Ethel Oliveira possui vasta experiência com cineclubes no Rio de Janeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcela Lizcano
Dirige o Doccolabs e correaliza o Labs Acción, focado em formação e fortalecimento de redes para campanhas de impacto e cinema na Colômbia. Dirigiu o documentário “Aislados” (2016) e com sua empresa Viceversa produziu os documentários “A loss of something ever fell” de Carlos Lesmes, “Suspensión” de Simón Uribe e COLLAB VR, participante da mostra NEXT do Festival de Cannes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Márcio Black
Cientista Político, Produtor Cultural e Coordenador do Programa de Democracia e Cidadania Ativa da Fundação Tide Setubal.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariana Genescá
Produtora executiva do filme ‘Espero tua (re)volta’ , que estreou no Festival de Berlim com os prêmios da Anistia Internacional e da Paz. Comunicadora social com especialização em Produção de Cinema e extensão em "Mídia, violência e direitos humanos", pelo Nepp-DH/UFRJ. É sócia-fundadora da tva2.doc.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Inés Roqué
Documentarista e docente. Graduada em Cinema pelo CCC - México e em Ciências da Comunicação pela UNAM. Mestre em desenvolvimento cultural, direcionou seu trabalho no desenvolvimento de projetos colaborativos e na construção de relações de trabalho criativas e horizontais. É diretora de formação e produção do AMBULANTE, onde coordena o projeto Ambulante más allá, pelo qual produziu mais de 60 documentários e formou mais de 160 participantes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria José Román
Cineasta dedicada ao tema de mídia, educação e comunicação intercultural. Deustsche Welle, desenvolvimento de mídias e suporte a projetos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Michelle Plascencia
Formada em Estudos Cinematográficos e Espanhol pela San Francisco State University. Produziu Catapulta, o primeiro laboratório de cinema da FICUNAM 2019 e atualmente é Coordenadora de Extensão e Parcerias na DocsMX e coordena o Good Pitch no México.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rodrigo Díaz Díaz
Diretor e produtor audivisual, foi produtor de impacto do filme documentário “Limiar”, colocando uma equipe de pessoas trans no centro das decisões sobre a campanha. Associado do Instituto Taturana.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vanessa Cuervo
Coordena a rede Solidarilabs em Guatemala, Colômbia e México. Com o programa Good Pitch da Doc Society, cria estratégias de impacto para documentários da América Latina. Com o DOC:CO Lab co-realiza o Labs Acción, focado em formar e fortalecer e criar comunidades e redes para campanhas de impacto na Colômbia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Denae Peters
Consultora de impacto de documentários e programadora de filmes. Ela é a responsável pelo programa que supervisiona o portfólio de infra-estrutura de campo documental no Perspective Fund e é membro fundador do conselho consultivo da Brown Girls Doc Mafia (BGDM), uma iniciativa de defesa representando mais de 5000 mulheres e pessoas não binárias de cor trabalhando em todo o campo documental. Ela também fez parte das equipes de programação do Festival Internacional de Cinema de Toronto, Hot Docs, DOC NYC, Human Rights Watch Film Festival, e Tribeca Film Festival.
(Foto: Acervo Pessoal)
Graciela Selaimen
Jornalista com especialização em gênero e desenvolvimento, e mestrado em Comunicação e Cultura. Trabalha há mais de 25 anos com organizações da sociedade civil nas áreas de comunicação, artes, direitos digitais e justiça social. Nos últimos nove anos sua experiência se foca no campo da filantropia e do desenvolvimento institucional de organizações sem fins lucrativos. Entre 2013 e 2021 foi Diretora de Programa na Fundação Ford e desde julho de 2021 trabalha como líder para a América Latina da IRIS - International Resource for Impact and Storytelling.
(Foto: Acervo Pessoal)
Merle Illiná
Como membro do coletivo #TodxsSomosJorgeyJavier, ela participou da campanha de impacto do documentário "Hasta los dientes" em 2018. Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas experiências de gênero de mães e esposas de pessoas desaparecidas. Atualmente, ela se dedica à leitura de tarô com uma perspectiva feminista e colabora com a campanha de impacto do documentário "Volverte a ver".
(Foto: Acervo Pessoal)
Gustavo León
Produtor criativo executivo internacional com formação em Ciências Políticas e ampla experiência em conteúdos criativos, comerciais, cinema, televisão, experiências imersivas, entretenimento, eventos, produção musical, gestão, mercado e vendas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paola Stefani
Produtora multimídia, fotógrafa, especialista em projetos de comunicação digital. Se dedica à produção e implementação de estratégias para promoção digital de conteúdos audiovisuais. É diretora da empresa de produção e distribuição Abejas Cine SAS.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/06/2022 a 25/06/2022
Dias e Horários
Evento On-line
22 a 25/6, quarta a sábado, das 10h às 13h
Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 20/6.
Enquanto houver vagas.