Curso Presencial
10 Anos do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, 60 Anos do Golpe de 1964
Voltar para o início
Programa
Trata-se de atividade de introdução à leitura do relatório da Comissão Nacional da Verdade, abordando três tempos: a) os antecedentes da Comissão (como a campanha pela Anistia, o "Brasil: Nunca Mais", a lei dos desaparecidos políticos e os processos relativos à Guerrilha do Araguaia); b) o relatório: sua elaboração (método de trabalho e relação com outras comissões da verdade e as Forças Armadas) e estrutura (divisão em volumes e temas); c) as consequências do documento: a efetividade de suas recomendações e a repercussão sobre movimentos sociais e outras comissões. A proposta parte da importância das questões de memória e verdade para a democracia, contra a negação e/ou a exaltação dos crimes da ditadura.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pádua Fernandes)
Palestrantes
Pádua Fernandes
Doutor em Direito (USP). Foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade, da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" e da Prefeitura de São Paulo. É autor de "Ilícito absoluto: a família Almeida Teles, o coronel C. A. Brilhante Ustra e a tortura".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/03/2024 a 08/03/2024
Dias e Horários
Sexta, 15h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 8/3.
Enquanto houver vagas.